Lula promete investimentos na indústria naval no Rio de Janeiro

Aportes em educação foram anunciados

6 de fevereiro de 2024 às 22h33

img
Chefe do Executivo do País destacou que está recuperando a Petrobras durante evento em Magé, na baixada Fluminense | Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está recuperando a Petrobras e prometeu investir na indústria naval como forma de ampliar o investimento no Rio de Janeiro.

“Estamos recuperando a Petrobras e vamos recuperar a indústria naval desse País. Vamos voltar a construir navios aqui, fazer plataforma e sonda. Vamos voltar a investir no Rio de Janeiro, porque o estado não nasceu para ficar nas páginas policiais”, disse o presidente.

A declaração foi dada durante discurso no evento de entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Magé (RJ), na Baixada Fluminense.

“Eu voltei [à Presidência] e vou lhe dizer que vamos investir no Rio de Janeiro mais do que todo e qualquer outro presidente já investiu”, disse Lula, se dirigindo diretamente ao governador do estado, Cláudio Castro (PL). O presidente veio ao Rio nesta semana para participar de agendas na Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro. Em Magé, Lula inaugurou dois conjuntos residenciais do Minha Casa, Minha Vida. Ele também prometeu que irá construir campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), na cidade e em São Gonçalo, Teresópolis, Cidade de Deus e Complexo do Alemão.

“[O Rio] não nasceu para ser dominado pelo crime organizado, porque o crime organizado é uma minoria. A maioria dos cariocas é gente decente, gente de bem, gente de família e de trabalhador”, afirmou Lula.

Saúde e educação

Em seguida, Lula seguiu para Belford Roxo, também na Baixada Fluminense, para anunciar investimentos nas áreas da saúde e da educação. O presidente prometeu R$ 40 milhões para a construção de um hospital oncológico na cidade. A verba será destinada para procedimentos de alta e média complexidade, além de atendimento básico.

Já na área da educação, Lula vai anunciar a construção da sede definitiva do campus do IFRJ em Belford Roxo. A verba destinada é de R$ 15 milhões do Ministério da Educação. Desde 2016, a unidade funciona em um espaço provisório.

Na cidade, o presidente participou da inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva. O nome da unidade é uma homenagem ao neto do presidente, morto em 2019 por uma infecção generalizada.

Segundo o governo federal, a construção desses imóveis estava parada desde 2017 e só foi retomada em maio do ano passado. “Não é possível [esse atraso]. No Brasil, tem gente que tem casa e não precisa de casa. Mas tem uma parte da população que não tem casa e nem sequer dinheiro para pagar aluguel. É dessa gente que o governo tem que cuidar”, disse o presidente.

Além dos apartamentos em Magé, foram entregues 200 imóveis em Paracatu (região Noroeste de Minas Gerais), 152 em Euclides da Cunha (BA) e 144 em Santo Antônio da Posse (SP). (Italo Nogueira/FolhaPress e ABr)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail