Política

Lula parabeniza Trump e diz que democracia deve ser sempre respeitada

Mais lideranças internacionais começam a reagir à vitória do ex-presidente Donald Trump na disputa à Casa Branca
Lula parabeniza Trump e diz que democracia deve ser sempre respeitada
Crédito: Reuters/ Andressa Anholete

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou, via X – antigo Twitter -, o republicano Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos contra a democrata e atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

Na rede social de Elon Musk, ferrenho apoiador de Trump, o chefe do Executivo brasileiro pontuou que a democracia sempre deve ser respeitada e que o mundo precisa de diálogo e trabalho conjuntos para manter a paz e prosperidade.

Na publicação, o presidente do Brasil escreveu: “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo.”

Líderes mundiais também parabenizaram vitória

Mais lideranças internacionais começam a reagir à vitória do ex-presidente Donald Trump na disputa à Casa Branca. No Facebook, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, publicou uma foto em que aparece ao lado de uma televisão que exibe programação sobre a apuração dos votos. “A caminho de uma vitória maravilhosa”, escreveu.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Já o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, parabenizou o republicano. “Que Deus o abençoe e o guie”, desejou em publicação no X (antigo Twitter).

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou o candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, por meio de comunicado oficial na manhã desta quarta-feira, 6. Além dela, o chanceler alemão Olaf Scholz também enviou congratulações a Trump por postagem no X (antigo Twitter). Eles se juntam a uma lista de autoridades que já se manifestaram anteriormente.

“Por muito tempo, a Alemanha e os EUA têm trabalhado juntos com sucesso promovendo prosperidade e liberdade em ambos os lados do Atlântico. Continuaremos a fazê-lo para o bem-estar dos nossos cidadãos”, disse Scholz.

Von der Leyen, por sua vez, disse estar “ansiosa para trabalhar com Trump novamente”. “Vamos trabalhar juntos em uma parceria transatlântica que continue a entregar resultados para nossos cidadãos. Milhões de empregos e bilhões em comércio e investimento em cada lado do Atlântico dependem do dinamismo e da estabilidade de nosso relacionamento econômico”, escreveu, ao prometer cooperação entre Europa e EUA.

(Reportagem distribuída pelo Estadão Conteúdo).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas