Política

Lula promove jantar com ministros da Corte

Presidente afirmou que não orientou o voto a favor da proposta, que não sabia de voto de Wagner e que desconhecia o teor e a repercussão do texto
Lula promove jantar com ministros da Corte
Crédito: Reuters/Adriano Machado

Brasília – O presidente Lula (PT) teve um jantar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de quinta-feira (23) na tentativa de apaziguar os desgastes provocados pela aprovação da PEC que limita decisões individuais na corte.

O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada e teve a presença dos ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, do STF, além dos ministros Flávio Dino (Justiça) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

Mais cedo, também na quinta, Lula teve um encontro a sós com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, no Palácio do Planalto, que durou cerca de meia hora.

A PEC que trata de decisões monocráticas foi aprovada pelo Senado na quarta-feira (22) e provocou forte reação de integrantes do Supremo. Magistrados classificaram a medida como um ataque e se irritaram, sobretudo, com o voto favorável do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Para ministros, Wagner foi determinante para a PEC passar com o apoio de 52 senadores, apenas três a mais do que os 49 necessários para aprová-la.

Durante o jantar, Lula afirmou que não orientou o voto a favor da proposta, que não sabia de voto de Wagner e que desconhecia o teor e a repercussão do texto, segundo relatos de participantes.

O tom do encontro de apaziguamento, com o objetivo de esfriar a crise e restabelecer os laços com o STF.

Na ocasião, Lula também deu indícios de que vai nomear Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República (PGR). Isso também contribui para apaziguar o clima com Gilmar Mendes e Moraes, que o apoiam.

Lula chamou ministros para a conversa após alas do governo temerem retaliação do Supremo em pautas caras, como a dos precatórios. Essa matéria, porém, já foi pautada para análise da corte na segunda-feira (27), gerando um distensionamento do clima. (Julia Chaib)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas