Política

Marcel Van Hattem anuncia candidatura à presidência da Câmara dos Deputados

Marcel Van Hattem anuncia candidatura à presidência da Câmara dos Deputados
Marcel Van Hattem | Crédito: Michel Jesus / Agência Câmara

O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) lançou ontem sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. A eleição para definir o comando da Casa no biênio 2021/2022 ocorrerá no começo de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Além das reformas econômicas, Van Hattem afirmou que entre suas principais pautas estão o projeto que autoriza a prisão após decisão de segunda instância e o texto que acaba com o foro privilegiado.

“Temos a convicção que o Brasil merece mais. É por isso que nós estamos decididos a enfrentar esse grande, enorme, honroso desafio de uma candidatura à presidência numa eleição onde o que mais conta é a convicção de cada um dos parlamentares”, disse o deputado.

De acordo com o Van Hattem, sua candidatura representa uma terceira via na disputa pelo comando da Casa. Para ele, há espaço entre as bancadas para ganhar votos entre os parlamentares. Ele ressaltou que o partido está empenhado em construir pontes e melhorar a reputação da Câmara junto à sociedade. “Viemos para mudar a política e não para sermos mudarmos por ela”, defendeu.

O líder do Novo, deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), afirmou que o partido elaborou um manifesto com cinco pontos: a reforma do regimento interno da Câmara; uma reforma administrativa da Casa; as reformas econômicas chamadas de estruturantes (como a tributária e administrativa); a organização dos trabalhos na Câmara; e a independência do Parlamento. Ganime destacou que houve boa receptividade entre os deputados em relação ao documento e disse esperar conseguir mais apoios até a data da eleição.

Perfil – Marcel Van Hattem está em seu primeiro mandato como deputado federal. Já foi vereador e deputado estadual. Van Hattem integrou a comissão de Fiscalização Financeira e Controle e a CPI que investigou práticas ilícitas no BNDES. Em 2019, foi candidato à presidência da Câmara. (Agência Câmara)

Bancada feminina faz propostas

Brasília – A bancada feminina vai entregar aos candidatos a presidente da Câmara dos Deputados uma carta em que lista três temas considerados prioritários: o aumento da participação das mulheres na política, o enfrentamento à violência contra a mulher e a promoção da saúde da mulher.

Composta por 77 deputadas, a bancada feminina é coordenada pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e tem como coordenadoras adjuntas as deputadas Tereza Nelma (PSDB-AL), Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Tabata Amaral (PDT-SP).

O principal ponto defendido pelas parlamentares é o aumento da participação das mulheres nos espaços de poder.

“É importante que as medidas de igualdade já sejam tomadas no sentido de as parlamentares ocuparem os espaços da Mesa, das comissões e outros espaços que são designados pelo presidente”, diz trecho da carta assinada pelas deputadas. “A ocupação desses espaços inspira outras mulheres a se engajarem na política, seja a partidária ou do seu bairro, melhorando a vida de todos a sua volta.”

Na carta, são listadas dez medidas necessárias para ampliar a participação feminina no Parlamento. Entre elas está a inclusão da bancada feminina na composição do Colégio de Líderes, a garantia de autonomia financeira da Secretaria da Mulher e a garantia de participação da bancada no rodízio das relatorias;

Violência doméstica – A bancada feminina também pede o compromisso do novo presidente da Câmara em “enfrentar a violência doméstica e permitir que as mulheres estejam seguras dentro de suas próprias casas, mas também fazendo gestão junto ao Poder Judiciário no sentido de que haja uma maior capacitação de juízes e servidores para esse enfrentamento”.

“Somos parte de uma sociedade que agride uma mulher a cada 4 minutos e tira a vida de uma brasileira a cada 2 horas. Precisamos mudar este cenário de extermínio das mulheres que vemos diariamente nos noticiários”, diz trecho da carta.

Saúde – Ainda na carta, a bancada feminina afirma ser imprescindível que o novo presidente da Câmara se comprometa com a atenção integral à saúde da mulher, “para que toda brasileira tenha acesso a um tratamento digno de sua saúde, gratuito e de qualidade, que garanta seu bem-estar e plena recuperação”.

“Sabemos que a vulnerabilidade feminina frente a certas doenças e causas de morte, em especial às ligadas à gestação, está muito mais relacionada às questões de desigualdade da mulher na sociedade e de raça do que a fatores biológicos em si, o que afeta não só as mulheres, mas os filhos por elas gerados e a sociedade como um todo”, relatam as integrantes da bancada. (Agência Câmara) 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas