Política

Zema renuncia e Simões toma posse como governador no domingo; veja como será

Evento contará com a presença de autoridades dos três poderes, além de parlamentares, reitores e representantes de instituições
Zema renuncia e Simões toma posse como governador no domingo; veja como será
Foto: Guilherme Bergamini

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, em Belo Horizonte, no próximo domingo (22), a cerimônia oficial de posse do atual vice-governador, Mateus Simões (PSD), como governador do Estado. Na mesma data, o governo estadual fará um evento solene no Palácio da Liberdade para transmissão do cargo de chefe do Poder Executivo, ocupado por Romeu Zema (Novo).

O atual governador renunciará ao cargo para uma provável candidatura à Presidência da República nas eleições deste ano. Durante evento de divulgação do cronograma de obras da Linha 2 do metrô, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, na sexta-feira (13), Zema fez um discurso, em tom de despedida, focado no balanço dos quase oito anos de mandato.

A Reunião Solene do Plenário está programada para começar às 10h, sob o comando do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). Além dos deputados estaduais, estão previstas as presenças de ex-governadores, deputados federais e senadores por Minas, reitores de universidades federais e estaduais. Os representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura de BH, Câmara Municipal da Capital e demais autoridades também são esperados.

Programação da solenidade na ALMG

O vice-governador Mateus Simões e o governador Romeu Zema.
Mateus Simões e Romeu Zema | Foto: Dirceu Aurelio | Imprensa MG

A programação prevê a chegada do vice-governador à ALMG pelo Hall das Bandeiras. Ele deverá passar por um corredor formado pelos Dragões da Inconfidência, grupamento de honra da Polícia Militar, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao). Em seguida, Simões será recebido por uma comitiva de deputados estaduais na porta do Salão Nobre.

A cerimônia seguirá dentro do Plenário da casa do Legislativo estadual, com a execução dos ritos protocolares previstos para a solenidade de posse. A Reunião Solene será aberta com a composição da mesa e depois interrompida brevemente para a recepção ao vice-governador e o encaminhamento dele até o Plenário, onde os trabalhos serão reabertos.

Na sequência, a banda do Corpo de Bombeiros Militar irá executar o Hino Nacional e Simões deverá entregar sua declaração de bens, um dos requisitos para a posse como novo governador. Depois, ele fará a leitura do compromisso constitucional e assinará o termo de posse.

O presidente da ALMG, Tadeu Leite, irá ler a declaração de posse e entregar a Simões exemplares das Constituições Federal e Estadual. Depois, o governador empossado fará um pronunciamento no Plenário do Parlamento Mineiro.

A cerimônia será encerrada com o pronunciamento final de Leite e a declaração de encerramento da Reunião Solene. A saída do novo governador do Plenário será pela cúpula de aço dos cadetes do Corpo de Bombeiros Militar.

Em seguida, Simões seguirá para a cerimônia de transmissão de cargo no Poder Executivo, no Palácio da Liberdade, que acontecerá por volta das 11h.

(Com informações da ALMG)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas