PBH estima economia de R$ 1,2 milhão com folhas de papel

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estima que economizou 24 milhões de papéis nos últimos quatro anos em função da digitalização de processo. Isto representa R$ 1,2 milhão somente com esta despesa.
O prefeito Fuad Noman (PSD) destaca que o tempo de resposta para várias demandas foi reduzido. Ele aponta ações como a automatização de alvarás e licenças ambientais e sanitárias, disponibilização de teleconsultas, cadastro on-line para vagas em escolas, distribuição de cestas básicas para famílias vulneráveis no período de férias escolares, entre outras.
Olhando pra trás, percebemos que fizemos muita, mas muita coisa mesmo. Mas é importante destacar: a tecnologia foi a nossa aliada, mas o principal fator nesse processo de transformação digital foi o capital humano. Temos na Prefeitura um corpo robusto de servidoras e de servidores que fazem toda a diferença”, destacou o prefeito durante o Seminário Transformação Digital: Como os avanços tecnológicos vêm melhorando a vida de quem mora, trabalha e empreende na Capital, realizado na quarta-feira (12).
A transformação digital ganhou força com a definição de estratégias voltadas para aprimorar o relacionamento do cidadão com a Prefeitura, a presença nos meios digitais e adoção de soluções tecnológicas que pudessem impulsionar o desempenho dos serviços públicos.
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Uma das primeiras medidas foi a disponibilização do novo site da Prefeitura. Em seguida, a gestão reformulou o Portal de Serviços, que atualmente tem mais de 1.400 serviços, um aumento de mais de 700% no comparativo com 2016. São quase 1 milhão de cidadãos cadastrados na plataforma. O aplicativo para celular, o PBH APP, que antes tinha apenas 27 serviços, foi modernizado e ampliado e conta 128 serviços, principalmente voltados à zeladoria da cidade, como tapa-buraco, poda de árvore e outros tantos com apenas alguns cliques.
Entre as soluções implementadas pela Prefeitura está a plataforma BH Digital, que integra tecnologia e inclusão digital aos serviços disponíveis. Além de prover o Portal de Serviços da PBH, integrado a autenticação gov.br e ao PBH APP, o sistema possui um portfólio de funcionalidades integradas que permitem o gerenciamento e automatização de processos de negócios, a gestão eletrônica de documentos, a gestão de serviços e a gestão do relacionamento com o cidadão.
No mesmo sentido, a Prefeitura vem implementando o projeto GRP (GovernmentResource Planning) – uma versão governamental de um ERP (Enterprise Resource Planning). Trata-se de uma Solução Integrada de Gestão que tem como objetivo de integrar os processos administrativos e financeiros da Prefeitura.
Em 2019, o tempo médio para abertura de uma empresa na Capital era de 68 horas. Com os processos de desburocratização, esse prazo caiu para 15 horas. O tempo é menor que a média nacional (1 dia e 2 horas) e estadual (1 dia e 6 horas).
Em 2023, 176 mil consultas de viabilidade foram emitidas para abertura de empresas. Nesse mesmo período, quase 40 mil alvarás de localização e funcionamento (ALF). Nos dois casos, a emissão foi automática em quase 100% dos pedidos. Além disso, a Prefeitura atuou fortemente para a recuperação econômica nos pós-pandemia, beneficiando mais de 200 mil empreendimentos, com R$ 28 milhões ao ano de desoneração.
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