Política

Rosa Weber reabre STF, condena ataques e faz defesa enfática da democracia

Presidente do STF salientou que sem um Judiciário forte, juízes independentes e imprensa livre não há democracia
Rosa Weber reabre STF, condena ataques e faz defesa enfática da democracia
A ministra reforçou ainda que os atos tiveram como efeito o fortalecimento da democracia | Crédito: Adriano Machado/Reuters

Brasília – A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, fez nesta quarta-feira um enfático discurso em defesa da democracia e em repúdio aos ataques de bolsonaristas radicais às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, durante cerimônia de abertura do ano Judiciário no plenário da corte.

“Que os inimigos da liberdade saibam que no solo sagrado neste tribunal, o regime democrático continua inabalável”, disse Rosa Weber na cerimônia realizada no plenário do Supremo, reconstruído após ser vandalizado nos atos violentos do mês passado.

“Mesmo que desejassem destruir mil vezes o STF, subsistiria incólume o sentimento de reverência desta Casa ao Estado Democrático de Direito e mil vezes reconstruiríamos este prédio graças à tenacidade de quem respeita a democracia”, acrescentou.

A ministra reforçou ainda que os atos tiveram como efeito o fortalecimento da democracia.

“O ultraje só poderia resultar, como resultou, no enaltecimento da dignidade da Justiça e no fortalecimento do valor insubstituível do regime democrático”, disse.

Rosa Weber salientou que sem um Judiciário forte, juízes independentes e imprensa livre não há democracia e ressaltou que o Supremo se opõe a quaisquer pretensões autocráticas, e por isso foi alvo dos ataques mais virulentos em 8 de janeiro. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas