Política

Congresso de Municípios coloca sustentabilidade em pauta no Expominas

Evento, que começou nesta terça-feira na capital mineira, conta com mais de 300 palestras abordando o dia a dia de gestores e servidores públicos
Congresso de Municípios coloca sustentabilidade em pauta no Expominas
Presidente da AMM, Marcos Vinicius da Silva Bizarro falou sobre o trabalho à frente da entidade | Crédito: Leonardo Morais

Foi dada a largada para o 38º Congresso Mineiro de Municípios, que acontece nesta terça e quarta-feira, no Expominas, na região Oeste de Belo Horizonte. Em uma realização da Associação Mineira de Municípios (AMM), neste ano, o evento vem com a temática Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública.

Ao todo, serão mais de 300 palestras abordando o dia a dia de gestores e servidores da gestão pública. Assistência social, captação de recursos, contábil, controle interno, convênios, cultura e turismo e desenvolvimento econômico estão entre os temas. Direitos humanos, economia, educação, esportes, governança, temas jurídicos, meio ambiente e saúde também serão contemplados.

Primeiramente, durante a abertura do Congresso, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano (Vale do Aço), Marcos Vinicius da Silva Bizarro (sem partido), falou sobre o trabalho que vem realizando à frente da entidade e enalteceu a atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Para ele, o Congresso representa a força do movimento municipalista em Minas Gerais. A entidade saiu de cerca de 300 associados em 2018 para mais de 800 atualmente.

Sustentabilidade além do meio ambiente

Bizarro também falou sobre as abordagens do evento: Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública.

“Precisamos mostrar a direção aonde queremos ir em harmonia e sintonia com aqueles que no dia a dia fazem uso da gestão pública. Temos que falar também de sustentabilidade, mas não apenas no sentido de meio ambiente, mas também de projetos viáveis que façam bem para a população. Para isso, é necessário investir em inovação”, afirmou.

A solenidade também contou com importantes autoridades mineiras e nacionais. Entre elas, os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Nacional), o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), como governador em exercício.

Também compareceram o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo (sem partido).

Além disso, mais de 600 prefeitos, milhares de vereadores e gestores públicos dos 853 municípios mineiros estiveram presentes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas