Política

Tramonte vai a 29% em BH; Fuad tem 14%, Bruno Engler, 13%, e Duda, 12%, aponta Datafolha

O Datafolha ouviu 910 eleitores da capital mineira na terça-feira (3) e na quarta-feira (4). A pesquisa tem margem de erro de três pontos
Tramonte vai a 29% em BH; Fuad tem 14%, Bruno Engler, 13%, e Duda, 12%, aponta Datafolha
Crédito: Reprodução Instagram Oficial Mauro Tramonte

O deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) segue à frente nas intenções de voto à Prefeitura de Belo Horizonte, aponta pesquisa Datafolha.

A pouco menos de um mês das eleições, o candidato foi citado por 29% dos eleitores, uma variação de dois pontos percentuais em relação aos 27% que marcou no levantamento anterior do instituto, realizado há duas semanas. Na sequência, três candidatos aparecem empatados na segunda posição.

O Datafolha ouviu 910 eleitores da capital mineira na terça-feira (3) e na quarta-feira (4). A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, nível de confiança de 95% e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MG-02912/2024.

O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O atual prefeito Fuad Noman (PSD) agora é citado por 14% dos eleitores —quatro pontos percentuais acima do levantamento anterior. Ele está empatado tecnicamente com o deputado estadual Bruno Engler (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que marca 13% (eram 10% há duas semanas), e com a deputada federal Duda Salabert (PDT), que pontua 12% (tinha 10%).

Com 8%, o deputado federal Rogério Correia (PT), apadrinhado pelo presidente Lula (PT), aparece empatado com Salabert e Engler.

O senador licenciado Carlos Viana (Podemos), que tinha sido citado por 12% dos eleitores há duas semanas, agora aparece com 5%. Ele está empatado com Gabriel (MDB), presidente da Câmara Municipal, que foi citado por 2% (eram 3% na anterior).

Wanderson Rocha (PSTU), Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier (UP) não atingiram 1%. No total, 8% dos ouvidos pretendem votar em branco ou nulo (eram 10% na anterior), enquanto a fatia de indecisos é de 8% (eram 9%).

Tramonte, que ficou 16 anos à frente do programa Balanço Geral, da TV Record, reúne em torno de sua candidatura apoiadores que até então eram considerados rivais, como o governador Romeu Zema (Novo) e o ex-prefeito Alexandre Kalil (Republicanos), que deixou o cargo em 2022 para seu então vice, Fuad.

Pesquisa Espontânea

Na pesquisa espontânea, aquela em que os entrevistadores do instituto não apresentam os nomes dos candidatos ao eleitor, Tramonte também aparece isolado à frente, com 15% (tinha 8% na anterior).

Na sequência, aparecem empatados Engler, com 8% (tinha 5%), Fuad, com 7% (eram 4%), Salabert, com 6% (tinha 4%),e Correia, nomeado por 5%. Dos que responderam, 2% disseram votar no atual prefeito, e 1% em Gabriel. Do total, 4% citaram outras respostas, e 5% disseram que votariam em branco.

A fatia dos que não sabem é de 48%, uma queda significativa em relação aos 64% da pesquisa de duas semanas atrás.

Conteúdo distribuído pela Folhapress.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas