Política

Veja como eleitores de SP, Rio, BH e Recife avaliam debate de problemas em suas cidades

Maioria do eleitores de BH afirma que problemas da cidade deveriam ter sido abordados de forma mais adequada pelos candidatos
Veja como eleitores de SP, Rio, BH e Recife avaliam debate de problemas em suas cidades
Gabriel Azevedo (MDB), Rogerio Correia (PT), Duda Salabert (PDT), Bruno Engler (PL) e Mauro Tramonte (Republicanos) participaram do debate na TV Alteriosa

São Paulo – Dados divulgados pelo Datafolha na sexta-feira (4) apontam que os debates com os candidatos à Prefeitura de São Paulo foram os mais mal avaliados entre as capitais pesquisadas. Os de Recife, por outro lado, tiveram a maior avaliação positiva.

Na capital paulista, 53% dos eleitores disseram que os problemas e soluções da cidade foram discutidos menos do que deveriam pelos candidatos e 33% acham que essas questões não foram debatidas em momento nenhum. Apenas 8% disseram que os problemas da cidade foram discutidos adequadamente.

No Recife, a situação é oposta. Um terço dos eleitores avalia que os problemas e soluções foram discutidos da forma que deveriam pelos candidatos, 41% acredita que poderiam ter sido debatidos de forma melhor e 22% dizem que esses temas não foram discutidos.

Rio de Janeiro e Belo Horizonte apresentam quadros parecidos nesse sentido. Na capital fluminense, 14% acreditam que os temas foram discutidos da forma que deveriam, 43% dizem que deveriam ter sido mais bem debatidos e 24% afirmam que eles não foram discutidos de maneira nenhuma. Na capital mineira, os percentuais são de 17%, 43% e 21%, respectivamente.
Na última quinta-feira (3), a Rede Globo realizou os últimos debates do primeiro turno em 26 capitais. No Recife, apenas quatro candidatos participaram, e em Belo Horizonte o número salta para sete.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Informados

Recife é também a capital em que os eleitores se dizem mais bem informados para votar nas eleições de domingo: 71% dos entrevistados disseram que têm informações suficientes para ir às urnas.

Em Belo Horizonte, o número de eleitores que se sentem bem informados é de 48%, o menor das capitais avaliadas. 21% dos belo-horizontinos dizem não ter informações suficientes para votar.

No Rio, 53% acham que têm as informações necessárias e em São Paulo, 59%.

Vereadores

Ainda de acordo com a pesquisa, 59% dos eleitores de São Paulo ainda não escolheram um candidato a vereador a apenas dois dias da eleição, o maior índice entre as capitais analisadas.
Acesse o Match Eleitoral e encontre opções de vereador em São Paulo No Rio, metade dos eleitores dizem ter escolhido candidato ao Legislativo, em Belo Horizonte 52% ainda não fizeram a decisão por algum nome.

Recife é a única entre as quatro capitais em que mais da metade dos eleitores já escolheram em quem querem votar para a Câmara Municipal, com 52% dos entrevistados dizendo estarem decididos sobre o nome que querem ver na urna.

As pesquisas do Datafolha fazem parte de uma série de iniciativas da Folha para ampliar o conhecimento do eleitor sobre a disputa à Câmara Municipal paulistana. O jornal realizou quatro debates com candidatos a vereador e também lançou a plataforma Match Eleitoral 2024.

A ferramenta funciona como um aplicativo de relacionamentos, “dando match” entre o leitor e os concorrentes ao cargo de acordo com as respostas de ambos a um questionário de 15 perguntas. Outras reportagens sobre o assunto podem ser encontradas na página Legislativo Municipal. O nível de confiança é de 95%.

Em São Paulo, foram entrevistadas 1.806 pessoas, e a pesquisa, com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, foi registrada com o número SP-09329/2024.

No Rio de Janeiro, foram entrevistadas 1.106 pessoas, e a pesquisa, com margem de erro de três pontos para mais ou para menos, foi registrada com o número RJ-00823/2024.

Em Belo Horizonte, foram entrevistadas 1.120 pessoas, e a pesquisa, com margem de erro de três pontos para mais ou para menos, foi registrada com o número MG-03960/2024.

No Recife, foram entrevistadas 910 pessoas e a pesquisa, com margem de erro de três pontos para mais ou para menos, foi registrada com o número PE-06324/2024.

Reportagem distribuída pela Folhapress

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas