Política

Romeu Zema fala em aperfeiçoamento do RRF após prorrogação de prazo

Governador afirmou estar totalmente aberto ao diálogo para discutir o assunto
Romeu Zema fala em aperfeiçoamento do RRF após prorrogação de prazo
Foto: Elizabete Guimarães / ALMG

A prorrogação do prazo para o fim da carência da dívida de Minas Gerais com a União foi comemorada pela classe política. Os próximos 120 dias devem ser de negociação sobre o plano alternativo apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD), que prevê, entre outras coisas, a federalização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A carência da dívida de Minas se encerrava em 20 de novembro, porém, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou pedido do Estado para ampliar o prazo para abril do próximo ano.

O governador Romeu Zema (Novo) disse ter ficado “extremamente” satisfeito com a decisão do STF em relação ao prazo.

“Agradeço àqueles que estiveram pessoalmente envolvidos, o presidente do Senado, o presidente da ALMG, Tadeuzinho, e nosso líder de governo (na ALMG), João Magalhães. Todos esses atores tiveram participação enorme nesse projeto. Agora, temos 120 dias para traçarmos um novo plano, já que o atual, no entendimento de alguns, possui regras que demandam um excesso de exigências”, disse.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Zema afirmou estar totalmente aberto ao diálogo para discutir o assunto e, em tom de crítica, afirmou que sempre foi à Brasília, mas nem sempre tinham agenda para o receber.

Recentemente, o governador tentou um encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, porém, não foi recebido.

“Agora, tem que ficar claro que o que vai haver não é uma alternativa ao Plano de Recuperação Econômica, mas um aperfeiçoamento desse plano que hoje, para alguns, é extremamente rigoroso. O Rio de Janeiro foi o primeiro estado a aderir e houve aperfeiçoamentos, uma versão nova. Agora talvez teremos um novo aperfeiçoamento, mas tem de ficar claro que é um plano de recuperação. Tudo será discutido em Brasília, no Congresso, e isso não depende só de nós”, afirmou.

O presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), declarou que a votação dos projetos que autorizam a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que poderia ser realizada nessa quinta-feira, está suspensa. É a vitória do diálogo e da boa política, capitaneada pelo senador Rodrigo Pacheco, sobre o maior problema de Minas Gerais. Agora, vamos utilizar esse novo prazo para construirmos, juntos, uma proposta definitiva a essa histórica dívida do nosso Estado”, afirmou em publicação nas redes sociais.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também foi às redes sociais comemorar a decisão do STF. “Assim, vamos encontrar a melhor saída para tirar o Estado deste buraco. Queremos resolver o problema de uma vez por todas!”, disse.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas