Política

Zema lidera com 44% das intenções de votos para o governo de MG

Alexandre Kalil é a preferência de 33% do eleitorado
Zema lidera com 44%  das intenções de votos para o governo de MG
Crédito: Thyago Henrique

O governador Romeu Zema (Novo) lidera a disputa pelo governo de Minas, com 44% das intenções de votos, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que tem 33% no levantamento estimulado. Os dados são da pesquisa Real Time Big Data divulgada ontem.  

De acordo com a pesquisa, Carlos Viana, do PL, aparece com 8% e Marcus Pestana, do PSDB, com 2%.

Em um cenário simulado de segundo turno, em que aparecem apenas os dois primeiros colocados, Zema tem 48% das preferências e Kalil, 39%. Votos brancos e nulos são 7%, enquanto 6% não sabem ou não responderam.  

A pesquisa espontânea destaca Zema com 16% dos votos, seguido por Kalil, com 8%. Foram citados também o senador Carlos Viana, por 2% dos entrevistados, e o deputado Aécio Neves, por 1%. Neste levantamento, modalidade em que não é apresentada uma lista de candidatos, 51% ainda não sabem ou não disseram em quem vão votar e 19% vão anular o voto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O levantamento da Real Time Big Data também mede a influência dos candidatos à Presidência nas eleições mineiras. Quando ela associa o nome de Kalil ao de Lula, candidato pelo PT, as intenções de voto do ex-prefeito sobem de 33% para 41%. Já quando Zema tem seu nome ligado ao do candidato do Novo à Presidência, Luiz Felipe D’Ávila, sua votação cai de 44% para 35%. Carlos Viana, por sua vez, cresce para 16% dos votos, quando seu nome é associado ao do presidente Jair Bolsonaro.

Romeu Zema tem 33% de rejeição, enquanto Alexandre Kalil tem 30%, seguido por Carlos Viana (28%), Marcus Pestana (22%) e Vanessa Portugal, do PSTU, com 21%. Zema tem sua atuação no governo de Minas aprovada por 59% dos entrevistados, enquanto 34% desaprovam.

Senado

Na pesquisa estimulada para o senador, o ex-governador e atual deputado federal Aécio Neves aparece com 16% das preferências dos entrevistados, enquanto Alexandre Silveira (PSD) tem 11%, Cleitinho (PSC) 10% e Duda Salabert (PDT), 7%. Em um cenário sem Aécio, que até agora não declarou se vai concorrer ao cargo, Alexandre Silveira passa a ter 13% das intenções de voto, enquanto Cleitinho tem 12%.

Quando Alexandre Silveira aparece na chapa com Lula, sua votação cresce para 21%. Marcelo Álvaro Antônio, que tem entre 3% e 4% das preferências, sobe para 14%, quando seu nome é citado junto ao do presidente Bolsonaro. Marcelo Aro, que aparece com 1% e 2% dos votos em outros cenários, chega a 10% das preferências, quando associado à chapa do governador Zema.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número MG-05124/2022 e ouviu por telefone 1.500 eleitores mineiros nos dias 19 e 20 de julho. O nível de confiança é de 95% com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O Real Time Big Data é uma empresa paulista, criada em 2015, que faz pesquisas para a CNN e a Rede Record.

O último levantamento sobre a eleição em Minas foi divulgado pelo Paraná Pesquisas no dia 15 de julho  e mostrava Romeu Zema à frente com 45,7% dos votos, contra 27,4% do ex-prefeito de BH. Kalil recebeu o apoio oficial de Lula, que lidera as pesquisas para a presidência em Minas, no dia 26 de maio, o que não se refletiu de imediato em intenções de voto e só agora começa a impactar positivamente sua campanha. 

Candidatura de Lula é oficializada pelo PT

São Paulo – O PT e a federação partidária composta pelo partido com PV e PCdoB oficializaram ontem a candidatura à Presidência da República do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante convenção do PT e da federação, sem a presença do petista, realizada em um hotel em São Paulo.

As siglas também aprovaram a chapa com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como vice de Lula por unanimidade. Os dois companheiros de chapa estão em Recife, onde que participam de eventos de pré-campanha.

“Eles já foram informados que foram aprovados por unanimidade aqui na nossa convenção, já agradeceram e com certeza vão se reportar a isso (nos eventos na capital pernambucana)”, disse a jornalistas a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffman (PR).

Gleisi explicou que Lula optou por estar em Recife nesta quinta, mas estará ao lado de Alckmin no dia 29 deste mês, na convenção do PSB quando o partido deverá tornar oficial o apoio ao ex-presidente e o nome de Alckmin como vice na chapa.

Além dos partidos da Federação Brasil da Esperança – formada por PT, PCdoB e PV – e do PSB, Lula conta também com o apoio da federação formada entre Rede e PSOL, e do Solidariedade.

Lula lidera as pesquisas de intenção de voto para o pleito de outubro, à frente do presidente Jair Bolsonaro, que tentará a reeleição em outubro e que deverá ter sua candidatura oficializada no fim de semana durante convenção de seu partido, o PL.

Será a sexta vez que Lula disputará a Presidência, depois de ser derrotado nos pleitos de 1989, 1994 e 1998 e vencer em 2002 e 2006, triunfos que o levaram a governar o País entre 2003 e 2010.

Na véspera, o PDT oficializou a candidatura do ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. Ciro aparece em uma distante terceira posição nas pesquisas para o pleito de outubro. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas