Zema lidera intenções de votos com 46%

Nova pesquisa quantitativa divulgada pela Real Time Big Data traz o atual governo mineiro Romeu Zema (Novo) na liderança da disputa ao governo, com 46% das intenções de voto. O seu principal oponente é Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte, com 34%, seguido de Carlos Viana (PL), com 9%. Marcos Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Lorene Figueiredo (PSOL) têm 1% cada. Lourdes Francisco (PCO), Cabo Paulo Tristão (PMB), Indira Xavier (UP) e Vanessa Portugal (PSTU), não pontuaram. Brancos, nulos e indecisos somam 4%.
O quadro, no entanto, muda quando a pesquisa induzida associa os postulantes mineiros aos candidatos que concorrem à Presidência. Nesse caso, Kalil, com o apoio de Lula (PT), tem 41% das intenções. Zema, associado à Felipe D´Ávila (Novo), registra 36% e Carlos Viana, fechado com Bolsonaro, aparece com 17%.
Nos cenários para o segundo turno, Zema tem 49% contra 39% de Kalil, e amplia sua vantagem para 51% concorrendo contra Carlos Viana, que marca 12%. Já em um hipotético segundo turno entre Alexandre Kalil e Carlos Viana, o ex-prefeito tem 40% e o senador, 15%.
O candidato de maior rejeição é Zema, com 35%, seguido de Kalil, com 30%, e Viana, com 29%. Do total de entrevistados, 60% aprovam a gestão do governador. Metade deles diz que já ter escolhido o seu candidato e não muda o voto até a eleição. Aqueles que ainda querem analisar as propostas para decidir ou os que têm uma preferência mas podem mudar de candidato somam 47%.
“A eleição de Minas Gerais é das mais especuladas e esperadas, principalmente pelo fato do Estado possuir características sociodemográficas de quase todas as regiões do País”, lembra o diretor da Real Time Big Data, Lucas Sahd Thut. “Há que se aguardar o efeito dos apoios nacionais para vermos o real comportamento do eleitor. As associações modificam o quadro sobremaneira e mostram Kalil extremamente competitivo, mesmo enfrentando a gestão bem avaliada de Romeu Zema”.
Senado – O cenário das intenções de voto para o Senado pouco mudou em relação à última pesquisa, em julho. Mesmo com a saída de Aécio Neves da disputa, Alexandre Silveira (PSD) e Cleitinho (PSC) estão empatados com 14% das intenções de voto. Marcelo Aro (PP), com 4%, Sara Azevedo (PSOL) e Bruno Miranda (PDT), com 3%, Pastor Altamiro Alves (PTB) e Irani Gomes (PRTB), com 2%, e Dirlene Marques (PSTU), com 1%, também aparecem empatados tecnicamente. Naomi Coura (PCO) não pontuou. Brancos, nulos e indecisos representam 57%.
Na pesquisa induzida, Alexandre Silveira, com apoio de Lula registra 26% das intenções, cinco pontos a mais em relação à pesquisa de julho. Cleitinho, apoiado por Bolsonaro, também cresceu para 19%. Marcelo Aro, com Zema, marca 11%, e Bruno Miranda, com Ciro Gomes, tem 10%. Brancos, nulos e os que não souberam responder totalizam 34%
A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores em Minas Gerais, entre os dias 16 e 19 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número MG-00461/2022.
Ouça a rádio de Minas