Sustentabilidade

Proposta prevê hortas verticais nos arranha-céus de Belo Horizonte; conheça

Criado por mineiros, projeto busca incentivar cidades como Belo Horizonte a adotarem o conceito de parque urbano nas regiões centrais
Proposta prevê hortas verticais nos arranha-céus de Belo Horizonte; conheça
Imagem digital mostra o projeto que busca verticalizar o verde e reconectar as cidades à natureza. | Crédito: Divulgação/Estúdio Noto

Em tempos de mudanças climáticas, é preciso reinventar as cidades e pensar formar de integrá-las, de forma sustentável, ao meio ambiente. Grandes metrópoles ao redor do mundo já buscam alternativas para incorporar a biodiversidade ao espaço urbano. Seguindo essa tendência, um escritório de arquitetura de Belo Horizonte pensou no conceito de hortas verticais nos arranha-céus espalhados pela cidade, especialmente na região Central.

A iniciativa, batizada de Centro Nôto, faz parte de um projeto elaborado pelo estúdio de mesmo nome. Ele propõe não somente arborizar a capital mineira, mas criar um conceito sustentável em grandes prédios com a criação de ambientes abertos, munidos de ampla vegetação.

Os idealizadores do projeto são os arquitetos mineiros Augusto DiLascio e Flávia DiLascio. A intenção, segundo eles, é que cidades como Belo Horizonte invistam cada vez mais no conceito de parque urbano com horta vertical, e que eduquem e divirtam a população ao mesmo tempo em que inspirem mudanças na cidade e em outras metrópoles de países vizinhos.

Com a ideia em prática, será possível reconectar as cidades ao meio ambiente, integrando produções como o cultivo de alimentos frescos de qualidade dentro dos próprios centros. Para Augusto DiLascio, as estufas interligadas, o espaço de pesquisa em agroecologia e as experiências imersivas dos visitantes poderão criar um ambiente educativo e inspirador para toda a sociedade.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Outro diferencial do projeto é a ausência da necessidade de grandes interferências humanas para colocá-lo em prática. Os autores da iniciativa argumentam que não será necessário modificar a paisagem ou interferir no traçado dos centros urbanos para que ele seja concretizado.

Tendências de construções sustentáveis no Brasil

Além dos projetos de hortas verticais, outras ações seguem sendo utilizadas em empreendimentos pelo Brasil com foco em construir cada vez mais edifícios sustentáveis. Entre as iniciativas mais adotadas, segundo levantamento do software de gestão de obras Obraprima, estão o uso de materiais reciclados ou provenientes de fontes renováveis, e ações que maximizem a eficiência dos espaços e recursos, priorizando a iluminação e ventilação naturais.

Em Belo Horizonte, o Edifício Forluz, localizado no bairro Lourdes, região Centro-Sul, é considerado referência em construção sustentável no Brasil. O empreendimento possui certificação internacional comprovando que o local dispõe de técnicas e produtos que reduzem em 19% o consumo de energia e 40% o consumo de água.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas