BH Airport recebe dois ônibus 100% elétricos da Marcopolo para as operações no terminal
O Aeroporto Internacional Belo Horizonte (BH Airport), localizado na cidade de Confins, na Região Metropolitana, acaba de receber dois ônibus modelo Attivi Integral 100% elétricos da Marcopolo. O terminal mineiro é o primeiro no Brasil a contar com este tipo de veículo da marca, de produção nacional, nas operações de embarque e desembarque de passageiros.
Os ônibus foram entregues pela filial da empresa em Minas Gerais e marcam o início da transição para uma mobilidade sustentável e de zero ou baixa emissão de gases do efeito estufa (GEE) do aeroporto. O diretor de operações comerciais, mercado interno e marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan, destaca que esse fornecimento representa mais um avanço da empresa para colaborar com a transição energética do País.
“Consolida o trabalho realizado pela companhia para oferecer ao mercado soluções de transportes mais sustentáveis e está alinhada ao desafio global de contribuir com a descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros”, completa.
Os dois ônibus Attivi Integral 100% elétricos têm pintura padrão do terminal, além de uma configuração interna para proporcionar o máximo de espaço para acomodar os passageiros e bagagens de mão. Eles possuem capacidade para até 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados.

Esses veículos também são equipados com três portas para proporcionar acesso mais eficiente e rápido, além de contar com poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas, sistema de ar-condicionado, dois monitores, carregadores USB, tipo A + C, áudio e vídeo interno. A autonomia de ambos é de até 280 quilômetros (km) e o tempo de carga de até quatro horas.
Sobre o Attivi
De acordo com a Marcopolo, o Attivi é o primeiro modelo de ônibus desenvolvido integralmente pela empresa, incluindo chassi e carroceria. Ele é resultado de um projeto de vários anos que priorizou a nacionalização de componentes, incluindo baterias e sistemas eletroeletrônicos.
Portolan ressalta que desenvolver um veículo eletrificado 100% brasileiro é motivo de orgulho para a marca. Ele ainda destaca que o projeto conta com a expertise da engenharia automotiva do País. “Alia a confiabilidade e segurança, que o mercado já tem na Marcopolo, aos mais modernos recursos tecnológicos”, pontua.


O objetivo desse novo veículo elétrico é oferecer melhores e diferentes opções, de acordo com a aplicação dos operadores, para acelerar o processo de descarbonização do transporte de passageiros no Brasil. Esse modelo pode ter até 13 mil mm de comprimento total, com chassi Low Entry, motor elétrico WEG de potência máxima de 385 kW e torque de 2,8 mil Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL, com capacidade de 350 kw/h.
Atualmente, além do Attivi Integral, a Marcopolo já possui cerca de 1 mil ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de montadoras parceiras, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, México e Austrália, além do Brasil.
Ouça a rádio de Minas