Sustentabilidade

Consumidores valorizam bares e restaurantes com práticas sustentáveis, aponta pesquisa

Levantamento revela que 76% dos clientes consideram ações de inclusão social na hora de escolher um estabelecimento
Consumidores valorizam bares e restaurantes com práticas sustentáveis, aponta pesquisa
Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Sebrae, destacou a crescente importância das práticas de sustentabilidade e inclusão social na escolha de bares e restaurantes pelos consumidores.

De acordo com o estudo, 76% dos clientes consideram “muito importante” que os estabelecimentos adotem ações voltadas para a inclusão social, enquanto 74% dão igual importância às práticas que minimizam o impacto ambiental.

A pesquisa, que entrevistou mais de 6 mil pessoas em todo o Brasil, revelou que os consumidores estão cada vez mais atentos às práticas sustentáveis dos estabelecimentos.

Além das preocupações ambientais, 73% dos entrevistados valorizam ações que promovem o bem-estar social da comunidade e dos funcionários, e 70% priorizam estabelecimentos que adotam medidas de eficiência energética e hídrica.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A líder de ASG (sigla para Ambiental, Social e Governança) da Abrasel, Luiza Campos, enfatiza que essas práticas sustentáveis devem ser mais do que uma resposta às demandas do mercado.

“Percebemos que os consumidores têm trazido a sustentabilidade social e ambiental como um dos ingredientes principais na escolha de um bar ou restaurante. É preciso que esses estabelecimentos estejam atentos e se preparem para atender a essa demanda. E, para isso, é preciso promover essa cultura no negócio, envolvendo toda a equipe, qualificando, investindo em equipamentos e processos, criando laços genuínos com as comunidades do entorno,” afirma.

Práticas sustentáveis geram engajamento nas redes sociais

O sócio do restaurante Tia Zarica, Marcelo Andrade Soares, compartilha que as práticas sustentáveis adotadas em seu estabelecimento há mais de 20 anos são altamente valorizadas pelos clientes, especialmente nas redes sociais. O estabelecimento fica no bairro Floresta, na região Leste de Belo Horizonte.

“Tudo que se fala sobre meio ambiente é bem-visto e valorizado pelo público, principalmente, no meio digital. Sempre que publicamos algo relacionado às nossas ações sustentáveis, há uma interação muito grande, quase sempre bem maior do que o habitual”, explica.

Recentemente, o restaurante envolveu estudantes de uma escola local em um projeto que destacava suas práticas sustentáveis, culminando na distribuição de mudas de horta orgânica aos clientes.

“O evento foi recebido de maneira extremamente positiva. Muitos dias depois ainda havia clientes comentando sobre as ações, elogiando e pedindo mais mudas”, relata Marcelo Soares.

Comunicação

O empresário ainda revela que planeja intensificar a comunicação dessas práticas para os clientes, já que o restaurante realiza diversas outras ações, como o uso de energia fotovoltaica, reaproveitamento da água da chuva, aquecimento solar da água, separação do lixo reciclado e minicompostagem do lixo orgânico para uso como adubo na horta do restaurante.

(Com informações da Agência Sebrae).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas