Metrô BH investe R$ 15 milhões para produção de energia solar

A Metrô BH, empresa que opera o sistema de transporte coletivo sobre trilhos em Belo Horizonte, começou a instalar, nesta semana, painéis solares no metrô da Capital. Para isso, estão sendo investidos R$ 15 milhões não previstos no contrato de concessão. O objetivo é melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono da empresa.
As informações são do superintendente de Implantação de Sistemas da Metrô BH, Walter Neto, que esteve, nesta terça-feira (30), na estação Santa Inês, região Leste de BH, onde o projeto começa. Ali, serão instalados 172 módulos solares no período de um mês.

Ao todo, serão 7 mil placas até 2025, o que deve gerar uma economia de cerca de 5,2 kWh por ano. “Isso ultrapassa o consumo das nossas 19 estações do metrô de Belo Horizonte. Como vamos consumir menos do que geramos, a gente vai devolver para a rede concessionária o excedente, promovendo a geração de energia limpa, reduzindo a emissão de 469 toneladas de dióxido de carbono (CO2) anualmente”, disse Neto.
São Gabriel é o próximo local contemplado
A segunda etapa do projeto será no pátio de manutenção São Gabriel. No local, serão instalados mais de 2 mil módulos solares no telhado de um dos prédios do pátio, além de mais de 3,5 mil placas no solo do mesmo local.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas