Stellantis apresenta os resultados das ações de responsabilidade social e corporativa

A multinacional Stellantis, dona da Fiat, com fábrica em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), divulgou nesta sexta-feira (5) seu terceiro Relatório de Responsabilidade Social Corporativa (CSR, sigla em inglês) de 2023. O documento apresenta os resultados das ações relacionadas às metas estipuladas no plano estratégico de longo prazo, o Dare Forward 2030.
Dentre os principais objetivos da iniciativa está a meta de zerar as emissões de carbono (CO2) até 2038. De acordo com a montadora, as tendências da pegada de carbono de 2023 estão alinhadas com a meta, apresentando uma redução de 12,6% das emissões em todos os âmbitos na comparação com o ano base (2021).
O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, destaca que apesar da mobilidade ser o primeiro elemento da abordagem para o progresso sustentável, a empresa também pretende gerar mudanças nas operações e comunidades em que atua. “Seja através da redução do impacto ao meio ambiente, da construção de locais de trabalho mais inclusivos ou do apoio às comunidades anfitriãs”, pontua. Na visão do executivo, o progresso nessas áreas é fundamental para fornecer uma mobilidade acessível aos clientes.
Principais iniciativas de responsabilidade social e corporativa da Setellantis
Uma das principais iniciativas de CSR, segundo a companhia, foi a redução da pegada de carbono global em todos os âmbitos. Outra ação importante foi a utilização massiva de energia elétrica descarbonizada nos processos da empresa, com meta de 100% até 2030. No ano passado, a Stellantis atingiu 58% de utilização desse tipo de energia, o que contribuiu para uma redução de 20% no tCO2 absoluto da pegada de carbono industrial frente ao observado em 2021.
Outro avanço apresentado pela Stellantis em 2023 foi o desenvolvimento de atividades relacionadas à economia circular. Ao todo, mais de 2 milhões de peças de veículos foram recicladas em quatro regiões do planeta, incluindo a América do Sul. A companhia ainda lançou seu primeiro Hub SUSTAINera Circular Economy, na Itália, que começou com a remanufatura de motores, caixas de marchas e baterias de veículos elétricos, assim como com o recondicionamento e a desmontagem de veículos.
A empresa também implementou um roteiro de eletrificação de veículos envolvendo todas as marcas de seu portfólio, encerrando 2023 com 30 modelos elétricos a bateria (BEV) disponíveis. A meta para esse ano é de acrescentar 18 modelos e atingir um total de 48 veículos elétricos. No ano passado, as vendas desse tipo de automóvel cresceram 21% globalmente.
Quanto à questão do capital humano, a Stellantis tem trabalhado na transformação sustentável baseada no diálogo social co-construtivo. Além de atrair, desenvolver e reter talentos, incluindo a oferta de 2,9 milhões de horas de treinamento; capacitar a diversidade e a inclusão, com as mulheres ocupando 30% dos cargos de liderança; e a promoção da segurança, saúde e bem-estar no local de trabalho.
A multinacional ainda realiza um forte monitoramento e execução das Diretrizes de Compras Responsáveis com fornecedores. Os resultados mostram que os parceiros da Stellantis têm um desempenho melhor nos critérios de CSR do que o benchmark da EcoVadis.
Outra preocupação da empresa é manter o compromisso de acolher as comunidades. No total, a companhia desembolsou mais de € 18,5 milhões para apoiar 366 projetos filantrópicos focados na educação e 5.174 colaboradores da Stellantis que participaram de programas de voluntariado.
O Stellantis Student Award homenageou mais de 600 familiares de colaboradores pela dedicação à aprendizagem e educação contínuas. Já a Stellantis Foundation fez parceria com a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) para inaugurar o Science Gateway em Genebra, o novo centro de difusão para a educação científica.
Por fim, a empresa também realizou a primeira edição do Freedom of Mobility Forum, uma iniciativa de diálogo com as partes interessadas para contribuir para o debate público sobre a liberdade de mobilidade em um mundo descarbonizado.
Ouça a rádio de Minas