Vem aí o Plano Nacional de Florestas Plantadas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai lançar nesta quinta (21), às 15 horas, na sede, em Brasília, o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024. Pela primeira vez, um ministro – o titular da pasta, Carlos Fávaro – vai publicamente assumir objetivos de desenvolvimento do setor florestal no Brasil como ferramenta de recuperação de pastagens degradadas e reflorestamento em grande escala.
A presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa e presidente da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), Adriana Maugeri, estará ao lado do ministro para apresentar o plano nacional para todo o País. Participará também o presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Paulo Hartung. Representantes da agroindústria florestal de todo o Brasil estão sendo esperados no lançamento do plano nacional.
A data não podia ser mais representativa. Nesta quarta, dia 21 de março, é o Dia Internacional das Florestas. Durante o lançamento do plano, os representantes do Mapa vão apresentar também a Chamada Pública para Projetos Florestais e haverá o painel Floresta+Sustentável.
Primeira mulher a assumir a presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas do Mapa, Adriana Maugeri é também a primeira representante de Minas Gerais a assumir a respectiva câmara. Em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO no último mês de fevereiro quando recebeu o convite para presidir o colegiado, a executiva afirmou que uma das ações da gestão dela é justamente o fortalecimento do setor em todo o território nacional, aproveitando “a pujança e experiência de Minas Gerais”, que concentra a maior área de florestas plantadas do Brasil.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O Estado tem hoje mais de 2,3 milhões de hectares de árvores plantadas e, segundo dados da Amif, 803 municípios mineiros têm plantio florestal – o que representa 94% do Estado. Isso gera milhares de emprego e renda para as cidades. Com relação a árvores conservadas, em território mineiro são mais de 1,3 milhão de hectares plantados. Quase a totalidade do plantio – 96,8% – é de eucaliptos.
A liderança dos plantios mineiros representa 24% de toda a base florestal do Brasil. Isso representa quase o dobro da área plantada no estado de São Paulo, o segundo colocado no ranking com 1,2 milhão de hectares.
Ouça a rádio de Minas