Tecnologia

Mercado de aviação: BH ganha Centro Tecnológico de Aeronáutica na PUC São Gabriel

As atividades do CTA serão iniciadas assim que o hangar for homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil
Atualizado em 27 de maio de 2024 • 16:47
Mercado de aviação: BH ganha Centro Tecnológico de Aeronáutica na PUC São Gabriel
Crédito Reprodução Site PUC Minas

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) lançou, na manhã desta segunda-feira (27), o seu Centro Tecnológico de Aeronáutica (CTA). O espaço é destinado a alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia Aeronáutica, mas também irá contar com cursos de curta duração para o mercado de aviação.

O evento de lançamento do CTA no campus São Gabriel contou com a presença dos comandantes-gerais da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi, e do Corpo de Bombeiros estadual, coronel Erlon Botelho; da delegada geral da Polícia Civil do Estado, Leticia Reis; e de representantes da Defesa Civil e da Força Aérea Brasileira (FAB).

As atividades serão iniciadas assim que o hangar for homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A princípio, serão ofertados os cursos de Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves e Tecnólogo em Transporte Aéreo, e também há previsão de oferta de novos cursos da área no futuro.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Aeronáutica, o professor Luis Henrique Santos, o CTA é uma oportunidade de crescimento para a aviação, uma vez que o mercado é amplo, mas não existem muitas opções de profissionalização. “Neste espaço, soluções para diversos problemas da indústria serão desenvolvidas. Teremos a aproximação entre a indústria e a academia, que contribuirá para a formação de qualidade de profissionais da área”, explica.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Azul e Gol entram como parceiras para a formação dos alunos

O professor também destaca que há parcerias sendo firmadas entre a universidade e companhias aéreas que são referências do setor de viação nacional. “Essa novidade já conta com a parceria de grandes empresas do mercado, a Azul e da Gol, além da cooperação aérea das polícias Militar e Civil de Minas Gerais, e do Batalhão de Forças Aéreas do Corpo de Bombeiros”, complementa.

O CTA foi lançado durante o 4º Ciclo de Palestras de Engenharia Aeronáutica – Operações Aéreas em Missões de Ajuda e Resgate, evento de discussão sobre a participação de aeronaves em situações de emergência e resgate, como o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, a pandemia de Covid-19 e, no caso mais recente, as inundações no Rio Grande do Sul.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas