Saiba como proteger sua loja dos principais ciberataques na Black Friday
Se a chegada da Black Friday representa expectativa de aumento nas vendas para os varejistas do e-commerce, o período também é aproveitado por criminosos para intensificar golpes digitais. Segundo dados do relatório Check Point Research, o Brasil registra, em média, 2,6 mil ciberataques semanais a empresas — número 21% maior que o do ano passado. Além disso, as compras de Natal e Ano-Novo também exigem atenção redobrada.
Diante desse cenário, as empresas precisam reforçar a segurança digital, especialmente em relação aos principais tipos de ataque cibernético, como roubo de credenciais, uso de dados falsos em cadastros, negação de serviço (DDoS), exploração de interface de programação de aplicações (APIs) e fraudes financeiras com o uso indevido de crédito de terceiros.
Outro risco é o vazamento de dados de clientes — como CPF, chave Pix, telefone, e-mail e endereço — que podem cair nas mãos de criminosos e ser utilizados em golpes.
“Durante a Black Friday, golpes de phishing, roubo de credenciais e ransomware estão entre as ameaças mais recorrentes, capazes de comprometer tanto a operação das empresas quanto a confiança dos clientes”, afirma o diretor da Locaweb e KingHost, Pedro Braga.
Por isso, investir em segurança da informação é fundamental para empresas que desejam crescer sem correr riscos de invasão ou exposição de dados de clientes.
Principais riscos que podem afetar os negócios durante a Black Friday
- Fraudes digitais e phishing: mensagens falsas, sites clonados e links maliciosos podem induzir consumidores e colaboradores a fornecer informações pessoais e financeiras.
- Ransomware: ataques que sequestram dados corporativos e exigem pagamento para liberação.
- Roubo de credenciais: senhas fracas ou reutilizadas facilitam invasões em sistemas e lojas virtuais.
- Sites sem certificado de segurança: páginas sem SSL afastam consumidores e expõem dados sensíveis a invasores, permitindo adulterações entre o navegador do cliente e o servidor da empresa.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas