Acontece hoje à noite, no Dayrell Hotel & Centro de Convenções, no hipercentro, a posse da nova presidência, nova diretoria executiva e conselheiros da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Minas Gerais (Abav-MG). Assume o cargo principal o empresário Alexandre Xavier Brandão. Há 29 anos no setor de turismo, ele é o presidente da Uai Turismo, agência sediada na Capital.
Em uma gestão de continuidade, já que era o vice-presidente da Associação, Brandão diz receber uma Abav-MG saneada economicamente e em consonância com a associação nacional. Em Minas Gerais, a entidade tem delegados regionais em Uberlândia (Triângulo), Divinópolis (Centro-Oste), Montes Claros (Norte de Minas) e Governador Valadares (Vale do Rio Doce).
PUBLICIDADE
“A lógica da nossa administração é parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte), através de participação nos conselhos Estadual e Municipal de Turismo, e contato com os diversos órgãos de turismo do interior através dos nossos delegados regionais”, explica Brandão.
Nos últimos anos, o turismo e o turista mudaram muito no Brasil. De um item consumido por poucos, as viagens passaram a povoar não apenas os sonhos, mas também o planejamento anual de uma parte importante da população. Ao mesmo tempo, a tecnologia também avançou, criando novas categorias de atendimento e de profissionais. O omnichannel, por exemplo, é uma realidade que já tomou conta do setor de turismo.
“Nos últimos tempos, as agências perderam clientes para a internet. Mas viagem é também relacionamento e a internet não tem cara. Estamos vendo uma volta desse cliente, porém de maneira diferente. Ele quer ser atendido pelo canal que escolher naquele momento. Entendemos que a internet não é uma concorrente, mas mais uma ferramenta, mais um canal”, destaca.
Para que tudo isso seja possível, o foco do setor precisa continuar na formação de mão de obra. O desafio é preparar profissionais capazes de garantir aos clientes informações tão rápidas quanto o ambiente on-line e as redes sociais, porém com um grau de confiança maior.
PUBLICIDADE
“Uma das metas é implantar com mais força os cursos de capacitação, para que coloquemos o profissional de turismo 100% a atender a essa demanda imediata que é a informação em cima da hora”, afirma.
A nova marca destino do Estado, lançada na última terça-feira (1º de outubro), deixou o executivo animado. O desenho que remete às montanhas de Minas e ao traço modernista de Oscar Niemeyer foram bem avaliados.
“Essa identidade vai ficar presente em todos os eventos. Espero que gente consiga colocar essa marca nas feiras internacionais de turismo”, completa o novo presidente da Abav-MG.