Balneário de Tiradentes terá investimento de R$ 2 milhões para melhorias e mais serviços

Com aporte previsto em R$ 2 milhões, o governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), vai iniciar as obras de melhoria e ampliação de serviços no Balneário Gabriel Passos, também conhecido como Balneário de Águas Santas, em Tiradentes, na região Central de Minas.
O investimento propiciará a construção de um novo vertedouro da barragem, potencializando o uso da estância a partir de 2025.
A obra trará diversos benefícios, tanto para moradores quanto para visitantes, como a retomada na oferta de mais atrações, a exemplo de pedalinhos e caiaques, além do fomento ao turismo local, potencializando o uso do espaço para os frequentadores do balneário de Tiradentes.
O novo vertedouro, estrutura hidráulica para escoamento de água, por exemplo, substituirá o atual e possibilitará o perfeito funcionamento do lago. A obra é de responsabilidade da empresa Talin Construções e Engenharia, vencedora do processo licitatório realizado pela Codemge no mês passado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O diretor de Mercados e Ativos da Codemge, Helger Lopes, conta que a expectativa é aumentar o número de usuários da estância, uma vez que, com as obras, será possível oferecer mais atrações.
“Além de promover o turismo local, o propósito é potencializar o uso do espaço para todos, tanto moradores quanto visitantes. O balneário Gabriel Passos é um bem público da região e de Minas Gerais, por isso a Codemge direciona seus esforços para que todas as obras sejam realizadas com sucesso, em favor da população e do desenvolvimento local”, explica.
De acordo com informações da Companhia, a iniciativa visa beneficiar a comunidade e promover o local como importante atração turística na região.
No ano de 2023, o balneário recebeu quase 4 mil visitantes. A Codemge prevê que o número de usuários da estância possa crescer ainda mais após as melhorias terem sido executadas na estância, que foi inaugurada em 1976.
Conheça as instalações que compõem o balneário de Tiradentes
- lanchonete,
- salão de eventos,
- instalações de lazer,
- piscinas,
- lago,
- quadras
- e fontes abastecidas pelo manancial de águas termais existente.
Atualmente, as fontes também estão passando por obras de recaptação e readequação, conforme diretriz da Agência Nacional de Mineração (ANM), com previsão de término até dezembro de 2025, para que possam voltar a ser utilizadas.
A Codemge ressaltou a relevância do balneário “como um bem público da região e do Estado, sem medir esforços para que todas as obras sejam realizadas com sucesso, em favor da população e do desenvolvimento local”.

Complexo hidromineral
O conjunto do balneário está localizado na encosta da Serra de São José, tendo suas águas vertendo para a bacia hidrográfica do Rio Carandaí. O complexo hidromineral envolve cerca de 11 hectares (cerca de 110 mil metros quadrados).
A estância faz parte da Área de Proteção Ambiental de São José, criada por decreto-lei em 1990, para preservar o patrimônio histórico, paisagístico e cultural da região, bem como proteger e preservar os mananciais, a cobertura vegetal (Cerrado e remanescentes de Mata Atlântica) e a fauna silvestre. Suas águas são radioativas e termais, com grande valor terapêutico. Existem duas fontes no local: a magnesiana e a radioativa.

Parceria na gestão do balneário
A Codemge é a proprietária do Balneário Gabriel Passos, em Tiradentes e, em 2016, após licitação, a Companhia firmou contrato de arrendamento com a empresa Cantina do Ítalo, por dez anos, prorrogável por mais dez. A empresa já era arrendatária do espaço desde 2005, também por meio de processo licitatório.
Com a parceria, a Cantina do Ítalo é responsável pela operação do balneário, o que inclui:
- manutenção,
- guarda,
- conservação
- e bom uso dos bens, equipamentos e edificações existentes.
Quem quiser conhecer o Balneário Gabriel Passos, a cidade de Tiradentes está localizada a menos de 200 quilômetros de Belo Horizonte, e é um município que alia história, cultura, religiosidade, natureza e gastronomia.
Também é uma cidade histórica, rica em patrimônio arquitetônico e com importantes exemplos de arte barroca que enriquecem sua paisagem.
Algumas de suas principais construções têm o toque do escultor Aleijadinho. O calendário da cidade é repleto de eventos que atraem os turistas. Charretes, chafariz, pracinhas e artesanato completam o cenário bucólico do interior de Minas Gerais.
(Com informações da Agência Minas)
Ouça a rádio de Minas