Conhecer o Uruguai de casa: oito links para navegar pelo país

2 de abril de 2020 às 17h02

img
Crédito: Divulgação

Em tempos de quarentena, o Uruguai oferece passeios virtuais por seus museus, bibliotecas, shows de balé, músicas, passeios turísticos para viajar amanhã e até jogos que desafiam o conhecimento das pessoas sobre o país mais ao sul.

Candombe, Figari, tango, futebol, Plano Ceibal, chivito e chajá são apenas algumas das palavras que descrevem o Uruguai e que podem ser acessadas com apenas um clique.

Na plataforma “Cultura en Casa Uy” existem vários conteúdos uruguaios abertos a todos os públicos como apresentações da ópera e balé SODRE, música, artes cênicas, ciências, entre outros, além da biblioteca do país, que funciona através do Plano Ceibal, com desafios para o tempo de quarentena em casa.

Figari e Candombe – Os museus estão fechados como medida preventiva contra o coronavírus, alguns deles têm galerias de arte que são um salva-vidas para se entreter em casa e, ao mesmo tempo, viajar e aprender sobre a cultura uruguaia.

O Museu Figari oferece dois passeios virtuais que incluem a exposição permanente de Pedro Figari e Juan Carlos Figari Castro, e a exposição “Estado de situación”, de Gerardo Mantero, que há alguns anos fazia parte do “Contactos”, um ciclo que  conectava os laços entre o legado de Figari e a criação artística contemporânea.

Também está disponível um canal no YouTube com palestras, dissertações e algumas apresentações (como a coleção de pinturas europeias do uruguaio Milo Beretta); todos os catálogos importantes do museu; e o programa “En Foco”, com pinturas e obras com informações detalhadas: por exemplo, ao clicar em Candombe (1921), reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, encontramos a musicóloga Olga Picún afirmando que neste trabalho inicial de Figari “respira musicalidade”.

Arte – O Museu Nacional de Artes Visuais sugere explorar seus catálogos on-line completos com textos panorâmicos e obras de Rimer Cardillo, Pablo Uribe, Lacy Duarte e Guillermo Fernández, entre muitos outros; e passear em 3D – por seus corredores enquanto desfruta de sua coleção, com obras notáveis como La paraguaya, de Juan Manuel Blanes, alguns estudos de Carlos Federico Sáez, filhos de Petrona Viera ou o velho catalão, de Rafael Barradas, juntamente a peças de Joaquín Torres García, Manuel Espínola Gómez, Luis A Solari.

Confira outros passeios a museus virtuais sobre tudo o que você pode imaginar aqui.

Pasaporte a UY TV – Apenas num clique da sala, pode-se viajar pelo canal do YouTube da TV Natural do Ministério de Turismo do Uruguai. Além disso, é possível visitar paisagens do “Corredor de los Pájaros Pintados”, descobrindo suas cidades encantadoras ou visitando o Museu Anglo; entrar na região Centro-Sul, com suas pitorescas vinícolas familiares; deixar-se levar pela região norte do país, com estreitos atípicos e seu clima subtropical; visitar a capital, Montevidéu, e descobrir o encanto de tudo o que circunda a região metropolitana; absorver as águas do Atlântico, visitar a região leste, cheia de praias, áreas protegidas e casas antigas, ou simplesmente descobrir os segredos da gastronomia uruguaia.

Além disso, se sua paixão é a sétima arte, você pode encontrar filmes produzidos no Uruguai aqui.

#ReiteEnCasa – Para quem já tem uma certa intimidade com o idioma, acompanhar verdadeiras maratonas de stand-up ou os ao vivos de comédia procurando pela hashtag “#ReiteEnCasa”, que os humoristas e comediantes uruguaios criaram gratuitamente nas suas redes pessoais do Instagram, pode ser uma excelente ideia.

Mais de 30 comediantes, entre eles Ernesto Muniz, Paola Bianco, Maxi da Cruz, El Ronco e Seba Almada, Andrés Bazzano, Yisela Paola, entre muitos outros, basta procurar a hashtag.

Teatro Solís – Por meio do canal do YouTube, o Teatro Solís oferece apresentações artísticas, conferências, palestras e documentários, de quarta a domingo, às 21h

Além disso, a cada meio-dia pode-se ver a programação do “Metropolitan Opera em Nova York”. Será uma ópera todos os dias, até 31 de março.

Descubra mais opções culturais que Montevidéu oferece aqui

A Jogar! – O grupo Uruguay Alternativo também se junta à campanha #MeQuedoEnCasa apresentando uma Trivia sobre o Uruguai. Teste seus conhecimentos sobre o país e ganhe prêmios importantes. Para conhecer, basta acessar.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail