Para celebrar os 123 anos de Belo Horizonte, profissionais do turismo local promovem o evento 1,2,3… Beagá. A proposta é valorizar o turismo com foco na cultura gastronômica em Belo Horizonte, enfatizando o título de “Cidade Criativa da Gastronomia”, conquistado pela cidade em 2019. Hoje, dia 12, ocorre o lançamento oficial do mini-documentário “Nossas influências”.
Para contar a história de imigrantes italianos, árabes, judeus, franceses, africanos entre outros, o documentário nos conduz em uma visita virtual por pontos turísticos, praças, centros comerciais e museus da cidade com a mediação de guias de turismo associados à Agturb/MG e ao Singtur/MG. Desta forma, o mini-documentário oferece um roteiro turístico focado na arquitetura, no comércio e na vida social da cidade sob a ótica da imigração.
PUBLICIDADE
A contribuição da culinária típica dos imigrantes na gastronomia mineira é o tempero principal do filme e do evento 1,2,3… Beagá. O tema é discutido em entrevistas com especialistas como Adriano Vilhena, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Senac e em depoimentos de descendentes de famílias que fundaram importantes restaurantes da cidade, como o chef Remo Peluso, do Província di Salerno e do Sr. Gaby Madi, proprietário do Vila Árabe. Há também a gravação de receitas típicas no Província di Salerno e no restaurante Mineirin do Prado com o chef Radwan Homsi, um libanês apaixonado pela culinária mineira.
Um dos principais objetivos do evento é deixar como legado um novo roteiro de turismo gastronômico após a pandemia do coronavírus. A proposição deste roteiro é uma parceria entre a Belotur e guias de turismo locais e da empresa de transporte especializado, Irmãos Saliba Turismo.
Em atenção às medidas de isolamento social, o evento 1,2,3…Beagá será totalmente on-line e gratuito. O lançamento nacional do mini-documentário acontece pelo canal do Youtube da agência de turismo Livre Viagens. 123…Beagá é uma realização da agência de Livre Viagens e Turismo e o documentário é uma co-realização d’A Produtora. O evento é patrocinado pela prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e tem o apoio da Frente Mineira da Gastronomia.