Turismo

Show da Lady Gaga e feriado do Dia do Trabalhador impulsionam viagens para o Rio de Janeiro

O BH Airport espera 16.603 passageiros circulando pelo terminal, indo e voltando do Rio de Janeiro, entre os dias 30 de abril e 5 de maio
Show da Lady Gaga e feriado do Dia do Trabalhador impulsionam viagens para o Rio de Janeiro
Foto: Reuters/Daniel Cole

O volume de pessoas viajando para o Rio de Janeiro deve aumentar nos próximos dias motivado pelo feriado do Dia do Trabalhador na quarta-feira (1º) e pelo show da Lady Gaga, marcado para os sábado (3), na Praia de Copacabana. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), espera que 16.603 passageiros passem pelo terminal, indo e voltando do Rio de Janeiro, entre os dias 30 de abril e 5 de maio.

Ao todo, o terminal espera receber cerca de 189 mil pessoas para o Dia do Trabalhador, volume 9% maior do que no mesmo feriado do ano passado. O BH Airport também planeja 64 voos extras para atender a demanda dos passageiros, que voarão principalmente para os destinos de praias: Porto Seguro, Rio de Janeiro e Salvador.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, afirma que, além do feriado, o aumento do fluxo de passageiros no aeroporto é uma tendência que vem se consolidando desde 2024. Ele lembra que no ano passado o terminal bateu o recorde de movimentação e cresceu quatro vezes mais que a média nacional em número de passageiros.

“A expectativa é continuar crescendo, tanto em movimentação, como destinos ofertados e mix comercial, oferecendo aos nossos passageiros a melhor experiência aeroportuária”, pontua.

Já a Terminais BH, concessionária responsável pela administração da rodoviária de Belo Horizonte, destaca que estão programadas 50 partidas com destino ao Rio de Janeiro entre os dias 30 de abril  e 2 de maio. A maioria (32) são viagens extras.

Considerando uma lotação de 50 passageiros por ônibus, a expectativa é de registrar cerca de 2,5 mil passageiros saindo do terminal com destino à capital fluminense.

Ambulante vende itens alusivos à estrela pop Lady Gaga do lado de fora do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro Foto: Reuters/Aline Massuca

Viagens fretadas para o Rio de Janeiro

A plataforma de viagens Buser tem registrado nas últimas semanas um aumento na procura por viagens para a cidade do Rio de Janeiro entre 30 de abril e 2 de maio, influenciadas pelo show da Lady Gaga. A expectativa da empresa é de crescimento de pelo menos 130% no volume de buscas frente ao mesmo período do ano passado, quando houve o show da Madonna no mesmo local.

A análise considera as buscas realizadas com a mesma antecedência em relação aos eventos. A Buser também espera que o volume total de reservas supere em 100% o movimento registrado no feriado de 2024, quando a cantora Madonna levou mais de 1,5 milhão de pessoas à orla da praia carioca.

Para atender à demanda as empresas de fretamento parceiras da Buser contrataram mais de 100 ônibus extras que sairão de cidades como Belo Horizonte e também é estimado um fluxo grande de passageiros saindo de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Veja as dez rotas com destino ao Rio de Janeiro com maior número de reservas na plataforma Buser

  1. São Paulo;
  2. Belo Horizonte;
  3. Campinas;
  4. Vitória;
  5. Ribeirão Preto;
  6. Uberlândia;
  7. Campos dos Goytacazes;
  8. Vila Velha;
  9. São José dos Campos;
  10. Santos.
Buser.
Foto: Buser/Divulgação

O líder de planejamento e precificação da Buser, Kalil Rodrigues, destaca que a movimentação na plataforma está intensa. Ele também ressalta que shows desse porte têm o poder de transformar a dinâmica da mobilidade no País.

“Estamos reorganizando a malha com nossos parceiros para ampliar a oferta de horários e dias de saída. Assim como aconteceu com Madonna no ano passado, a chegada da Lady Gaga está movimentando o turismo e o transporte interestadual”, completa.

A organizadora de excursões para eventos interestaduais, Larissa Carvalho, relata que a expectativa para a caravana com destino ao Rio de Janeiro para o show da Lady Gaga está alta. Ela aponta que a procura tem sido intensa desde o anúncio, com todas as vagas já esgotadas. “Infelizmente, não consegui oferecer mais um ônibus devido à falta de carro para o fretamento na data”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas