Show da Lady Gaga e feriado do Dia do Trabalhador impulsionam viagens para o Rio de Janeiro

O volume de pessoas viajando para o Rio de Janeiro deve aumentar nos próximos dias motivado pelo feriado do Dia do Trabalhador na quarta-feira (1º) e pelo show da Lady Gaga, marcado para os sábado (3), na Praia de Copacabana. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), espera que 16.603 passageiros passem pelo terminal, indo e voltando do Rio de Janeiro, entre os dias 30 de abril e 5 de maio.
Ao todo, o terminal espera receber cerca de 189 mil pessoas para o Dia do Trabalhador, volume 9% maior do que no mesmo feriado do ano passado. O BH Airport também planeja 64 voos extras para atender a demanda dos passageiros, que voarão principalmente para os destinos de praias: Porto Seguro, Rio de Janeiro e Salvador.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, afirma que, além do feriado, o aumento do fluxo de passageiros no aeroporto é uma tendência que vem se consolidando desde 2024. Ele lembra que no ano passado o terminal bateu o recorde de movimentação e cresceu quatro vezes mais que a média nacional em número de passageiros.
“A expectativa é continuar crescendo, tanto em movimentação, como destinos ofertados e mix comercial, oferecendo aos nossos passageiros a melhor experiência aeroportuária”, pontua.
Já a Terminais BH, concessionária responsável pela administração da rodoviária de Belo Horizonte, destaca que estão programadas 50 partidas com destino ao Rio de Janeiro entre os dias 30 de abril e 2 de maio. A maioria (32) são viagens extras.
Considerando uma lotação de 50 passageiros por ônibus, a expectativa é de registrar cerca de 2,5 mil passageiros saindo do terminal com destino à capital fluminense.

Viagens fretadas para o Rio de Janeiro
A plataforma de viagens Buser tem registrado nas últimas semanas um aumento na procura por viagens para a cidade do Rio de Janeiro entre 30 de abril e 2 de maio, influenciadas pelo show da Lady Gaga. A expectativa da empresa é de crescimento de pelo menos 130% no volume de buscas frente ao mesmo período do ano passado, quando houve o show da Madonna no mesmo local.
A análise considera as buscas realizadas com a mesma antecedência em relação aos eventos. A Buser também espera que o volume total de reservas supere em 100% o movimento registrado no feriado de 2024, quando a cantora Madonna levou mais de 1,5 milhão de pessoas à orla da praia carioca.
Para atender à demanda as empresas de fretamento parceiras da Buser contrataram mais de 100 ônibus extras que sairão de cidades como Belo Horizonte e também é estimado um fluxo grande de passageiros saindo de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Veja as dez rotas com destino ao Rio de Janeiro com maior número de reservas na plataforma Buser
- São Paulo;
- Belo Horizonte;
- Campinas;
- Vitória;
- Ribeirão Preto;
- Uberlândia;
- Campos dos Goytacazes;
- Vila Velha;
- São José dos Campos;
- Santos.

O líder de planejamento e precificação da Buser, Kalil Rodrigues, destaca que a movimentação na plataforma está intensa. Ele também ressalta que shows desse porte têm o poder de transformar a dinâmica da mobilidade no País.
“Estamos reorganizando a malha com nossos parceiros para ampliar a oferta de horários e dias de saída. Assim como aconteceu com Madonna no ano passado, a chegada da Lady Gaga está movimentando o turismo e o transporte interestadual”, completa.
A organizadora de excursões para eventos interestaduais, Larissa Carvalho, relata que a expectativa para a caravana com destino ao Rio de Janeiro para o show da Lady Gaga está alta. Ela aponta que a procura tem sido intensa desde o anúncio, com todas as vagas já esgotadas. “Infelizmente, não consegui oferecer mais um ônibus devido à falta de carro para o fretamento na data”, diz.
Ouça a rádio de Minas