As projeções da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG) indicam um maior nível de ocupação nas acomodações do interior do Estado para o período do Carnaval, mesmo sem a realização das tradicionais festas de rua. Uma taxa média de 84% deve ser atingida, segundo a entidade, a partir da demanda de quem recorrerá às cidades mineiras, seja como destino de descanso, cultura ou lazer no próximo final de semana.
O Grupo Tauá, que possui duas unidades hoteleiras em Minas Gerais, prevê crescimento de 16% no faturamento do Carnaval deste ano em relação ao registrado no ano passado. Em 2021, a data comemorativa movimentou mais de R$ 5,3 milhões nos quatro hotéis do grupo. Para 2022, a meta é chegar a R$ 6,2 milhões.
PUBLICIDADE
Apenas as duas unidades de Minas Gerais – o Grande Hotel Termas de Araxá, no Sul do Estado, e o Tauá Resort Caeté, na região Central – devem atrair 7.125 hóspedes. Este número é 45% maior que o do ano passado. Juntas, elas devem movimentar R$ 2,1 milhões, quase 35% do faturamento do grupo no período.
“Sentimos que após dois anos em casa, as famílias já estão mais seguras em viajar, principalmente para perto de suas origens. Vemos o turismo crescer gradualmente e a preferência dos hóspedes em viajar para locais que não precisem pegar estradas longas ou até mesmo avião. Nossos resorts estão localizados próximos de grandes centros urbanos e também adotamos fortes protocolos de segurança, o que atrai ainda mais as pessoas”, explica a diretora Comercial e Marketing da rede, Lizete Ribeiro.
Vale destacar que, depois de dois anos de pandemia e mesmo com os desfiles cancelados, os dias de descanso do Carnaval estão mantidos para muitos profissionais. Com isso, a expectativa do setor hoteleiro como um todo é alta, já que a data – mesmo não sendo considerada feriado – é uma das que mais movimentam o mercado no ano. De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval em 2022 deve ter uma movimentação financeira de R$ 6,45 bilhões, receita 21,5% maior do que o registrado em 2021.
Em relação ao restante do exercício, a diretora avalia que o nível de ocupação e o faturamento também deverão manter a curva de crescimento. A ocupação deverá aumentar 20% sobre 2021 e a receita 17% na mesma base de comparação. Tamanha expectativa se refere à demanda reprimida de eventos, bem como ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e o arrefecimento da doença no País.
PUBLICIDADE
“Os últimos dois anos foram intensos, marcados por muita luta, aprendizado e dificuldades. Mas também foram anos de reinvenção. Tivemos que focar totalmente no lazer, criando novas experiências em meio ao caos. Fomos o primeiro resort a fechar no Brasil quando a pandemia estourou e, com isso, tivemos tempo de estudo e busca pelos melhores meios de receber nossos hóspedes em segurança, mesmo diante tanta incerteza. Conseguimos, mesmo em meio ao turbilhão de percalços que nosso setor enfrentou, sair na frente e levar para as pessoas dias de diversão, sempre sem esquecer dos protocolos”, conclui.
Uberaba recebe recurso para aprimorar sinalização turística
Nada melhor do que visitar um local e conseguir situar-se e identificar, de forma facilitada, os principais pontos turísticos da cidade. Para orientar os percursos e garantir experiências ainda melhores aos turistas, o Ministério do Turismo tem investido na implantação de sinalização turística em todo o País e autorizou a liberação de R$ 481 mil para a cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro.
A iniciativa deve facilitar a interação de turistas em visita à cidade, contribuindo para o aumento do fluxo turístico na região a partir de informações seguras, atualizadas e completas sobre os atrativos. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destaca que a nova sinalização deve melhorar a mobilidade e o deslocamento de pessoas.
“Uma sinalização turística adequada aumenta a visibilidade dos atrativos. Nesse sentido, proporcionar boa orientação aos visitantes, como os de Uberaba, é essencial para dinamizarmos o turismo local e preparar nossos destinos para uma retomada retumbante do setor”, afirma.
Uberaba, que conta com uma população estimada de pouco mais de 340 mil pessoas, reúne atrativos turísticos para todos os gostos, passando pelo turismo rural, religioso, gastronômico, de natureza, histórico e até de negócios. Peirópolis, distrito de Uberaba, destaca-se por abrigar um conjunto significativo de fósseis que lhe renderam o título de “Terra dos Dinossauros”.
Já o Mercado Municipal de Uberaba é parada obrigatória para quem visita a cidade, sendo uma ótima opção de compra de produtos típicos mineiros. Considerado um tradicional espaço de convivência e de negócios, está localizado em um prédio histórico erguido em 1922, na Praça Manoel Terra. No seu entorno estão outros prédios históricos, como as igrejas de Santa Rita e de São Domingos e a antiga cadeia pública.
A cidade também é famosa pela sua religiosidade, além das belas igrejas católicas tem como ícone Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier. O médium mundialmente popular nasceu em São Leopoldo, em 1910, mas foi radicado em Uberaba no final da década de 50.
Sinalização – Recentemente, o Ministério do Turismo destinou R$ 960 mil para apoiar a implementação de sinalização na Rota das Grutas de Peter Lund, em Minas Gerais. Os recursos devem viabilizar a instalação de mais de 100 placas informativas durante o percurso, que envolve cinco cidades mineiras (Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo).
A cidade de Piraquara, no Paraná, também foi contemplada com recursos do Ministério do Turismo na ordem de R$ 287,3 mil para a instalação de novas placas e totens fixos de sinalização turística. A medida possibilitará informar brevemente aos visitantes a história de atrativos e, também, horários e dias de funcionamento.
Orientações – No último ano, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, lançou uma nova versão do Guia Brasileiro de Sinalização Turística. O documento apresenta um passo a passo para que estados e municípios possam sinalizar os deslocamentos, quer sejam feitos a pé, de bicicleta ou automóvel a destinos, locais e atrações de interesse turístico.
A ideia é construir uma linguagem comum que retrate a diversidade cultural do País, valorizando a identidade e as peculiaridades das regiões brasileiras e garantindo a unidade de forma das placas. E, com isso, orientar locais turísticos nacionais quanto à sinalização adequada para facilitar a movimentação de visitantes em locais como sítios históricos, artísticos, naturais e arqueológicos e paisagens culturais.