Crédito: Reprodução

Está no ar o novo portal Minas Gerais: mais interativo e com fotos que aguçam os sentidos, o site foi reformulado também com base nas tendências de consumo turístico neste período de retomada das atividades do setor. Um detalhe importante é que o site também pode ser acessado em libras, além de ser facilmente visualizado em dispositivos como tablet ou smartphone.

A nova versão do portal Minas Gerais é um prato cheio para quem está contando os dias para colocar o pé na estrada novamente: apresenta mais de 5 mil atrativos turísticos que despertam a vontade de conhecer as terras mineiras, com muitas cachoeiras, cidades históricas, cultura, patrimônio, parques naturais, estâncias hidrominerais e, como não poderia faltar, a mundialmente reconhecida cozinha mineira, que encanta os mais diversos paladares.

Viagens em 360° – Um dos destaques que pode ser conferido no portal é a ferramenta 360°, que permite viagens virtuais por dezenas de atrativos turísticos e municípios mineiros, como o Passadiço da Glória (Diamantina), Museu Casa Padre Toledo (Tiradentes) e a Igreja São Francisco de Assis (Ouro Preto). O site também abriga o blog “Daqui de Minas”, onde os visitantes encontram dicas de viagens e receitas tradicionais da cozinha mineira.

Na aba “Roteiros”, quem acessa o portal Minas Gerais encontra sugestões de passeios e experiências para os mais variados gostos, além da possibilidade de consultar o roteiro turístico ideal ao fornecer informações como data da viagem e categoria de experiência desejada, entre aventuras, cultura, esportes, intercâmbio, gastronomia, natureza, náutico, pesca, rural, saúde e negócios. Já na parte “Destinos” é possível conferir dicas de passeios pelo período de tempo e distância percorrida: fim de semana, “bate e volta”, “logo ali”, feriadão, entre outros.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, afirma que o portal Minas Gerais é um cartão de boas-vindas aos turistas, pois reúne a riqueza de atrativos que o Estado tem a oferecer para aqueles que escolhem viajar por terras mineiras.

“Pensando em quem busca informações turísticas sobre Minas Gerais e está à procura de experiências no nosso Estado, principalmente neste período de retorno em que segurança e responsabilidade são as palavras-chave, inauguramos um portal mais otimizado, responsivo e acessível, e já vimos os resultados: a tela antiga de sugestão de roteiros tinha uma média de 180 acessos por dia e, após o lançamento, esse número subiu para 500. Minas Gerais foi apontado como um dos nove estados que acompanharam o movimento de expansão das atividades turísticas do País no mês de julho de 2020. Além disso, nosso Estado também aparece como o segundo destino nacional mais procurado em 2019, segundo dados de pesquisa realizada pelo IBGE e Ministério do Turismo. Nesse cenário de retomada gradual e consciente das atividades turísticas, Minas tem potencial para ser ainda mais requisitado, visto que oferece uma multiplicidade de destinos e roteiros com maior possibilidade de segurança sanitária, já que envolvem o turismo rural, de natureza, de aventuras, ou seja, atividades ao ar livre. Além disso, temos expressivo patrimônio histórico a céu aberto, estâncias hidrominerais, um dos maiores complexos de lagos do Brasil, a Estrada Real e a famosa cozinha mineira. É tudo isso que mostramos a quem visita o novo portal Minas Gerais”, detalhou o secretário.

2º destino turístico mais buscado no Brasil Minas Gerais aparece como segundo destino nacional mais procurado no Brasil, de acordo com o boletim do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) que apresenta os principais resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do Ministério do Turismo e do IBGE, realizada em 2019.

Segundo o boletim do OTMG, entre 10 estados brasileiros mais visitados, Minas Gerais tem o índice de procura de 12,8% para viagens nacionais, atrás apenas de São Paulo, que tem 18,9%. Com isso, os mineiros ficam à frente de Bahia (8,7%), Rio Grande do Sul (6,7%), Rio de Janeiro (5,8%), Paraná (5,6%), Pará (4,5%), Ceará (4,3%), Santa Catarina (4,2%) e Goiás (4,1%). Em outra categoria o Estado também fica em segundo lugar: emissão de turistas, com 14,1% do total nacional, atrás de São Paulo, responsável por emitir 18,9% dos turistas em todo País.

O objetivo da pesquisa Pnad foi quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões e para o exterior. Foram consideradas as informações das três viagens mais recentes realizadas no período de referência dos últimos três meses que antecederam a pesquisa (julho, agosto e setembro de 2019).

Com base nisso, o boletim do OTMG sobre a Pnad também descreve as características das viagens dos mineiros. Entre elas estão o tipo de viagem, sendo que para 98,4% foi nacional, e para 1,6%, internacional. Os turistas de Minas Gerais que viajaram a lazer declararam buscar natureza, ecoturismo e aventura (29,6%), cultura (27,3%) e esportes e viagens de incentivo (12,4%).