O novo Santuário de Santa Rita de Cássia, maior do mundo dedicado à Santa, atraiu multidões à cidade da Cássia, no Sul de Minas Gerais. Foram três dias intensos de programação e muitas bênçãos. De acordo com a Polícia Militar, a 246ª Cia de Cássia, a cidade recebeu cerca de 100 mil visitantes para a inauguração do Santuário.
O momento ápice da programação ocorreu dia 22 de maio, dia do aniversário de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas. A tradicional Missa das Rosas lotou o Santuário. Foi um momento emocionante para todos os fiéis.
PUBLICIDADE
Logo após a missa ocorreu a cerimônia oficial de doação do novo Santuário de Santa Rita de Cássia para a diocese de Guaxupé, pelas mãos de seu idealizador, o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho. A solenidade contou com a presença do governador Romeu Zema e do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.
Na parte da tarde, foi realizada uma coletiva de imprensa que teve a participação do governador, o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, idealizador do novo Santuário, Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional, o prefeito de Cássia, Rêmulo Carvalho Pinto, o reitor do Santuário, Padre Michel Pires e o bispo, Dom Lanza Neto.
O dia ainda contou com uma missa, às 15h e, às 18h, teve a procissão luminosa do santuário matriz em direção ao novo Santuário. A missa de encerramento foi às 19h.
Comércio
O novo Santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 10.600 m2 de edificação. Abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia. Com capacidade para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.
PUBLICIDADE
O Centro Comercial chamou a atenção dos fiéis e os comerciantes ficaram bem felizes com os resultados. “Já tinha o desejo de abrir uma floricultura e, agora deu certo. Esta é a nossa primeira loja e, estou muito animada”, afirma Raquel Machado dos Santos, proprietária da Floricultura Caminho das Rosas.
Eduardo Pimenta de Souza é de uma família de ceramistas cassiense. Ele também investiu no Centro Comercial do novo Santuário. “A tradicional cerâmica de Cássia está presente há mais de 30 anos na minha família. Decidimos abrir uma loja no Santuário para uma nova oportunidade e para mostrar ainda mais nosso trabalho aos romeiros e turistas que aqui vierem”, conta ele que tem outra loja na cidade junto a seus familiares.
Cidade Irmã da Itália
Cássia tem na Itália, sua cidade-irmã. No dia 29 de dezembro de 1999, a prefeitura de Cascia, na Itália declarou a cidade italiana cidade-irmã de Cássia, no Brasil. Assim, a cidade brasileira de quase 18 mil habitantes torna o principal centro de romarias e de devoção à Santa Rita em todo o Brasil.