Tiradentes é eleita um dos melhores roteiros turísticos do mundo

Na disputa global, Tiradentes foi o único representante brasileiro entre os 25 eleitos

3 de julho de 2023 às 8h45

img
Crédito: Pedro Vilela

Minas Gerais é mais uma vez destaque no turismo internacional. Tiradentes, com seu roteiro turístico “Walking Tour Becos de Tiradentes”, ficou entre as 25 melhores excursões culturais e históricas do mundo. O passeio ficou em primeiro lugar na categoria “Melhores experiências gerais” do Brasil e em quarto da América do Sul. 

O ranking foi divulgado pelo TripAdvisor, uma das mais reconhecidas plataformas de viagens, em sua premiação anual Traveller’s Choice Best of the Best 2023 (“Melhor dos melhores na escolha do viajante”, em tradução livre). Como o nome deixa claro, a congratulação é dada para os circuitos mais bem avaliados pelos usuários. 

Na disputa global, Tiradentes foi o único representante brasileiro entre os 25 eleitos. O roteiro apareceu na lista ao lado de atrações culturais, como a visita guiada ao museu do Louvre, em Paris, a excursão ao subterrâneo do Coliseu, em Roma, excursão particular ao Taj Mahal, em Nova Délhi, e o Walking Tour em Florença, na Itália. 

Cidade histórica 

Tiradentes recebe cerca de 280 mil turistas por ano. Motivos não faltam para atrair tantos visitantes: a cidade mineira tem mais de 15 bens históricos tombados, oito registros de bens culturais imateriais, além das belas paisagens naturais, com montanhas, cachoeiras, rios e lagos no entorno. 

Programas do Governo de Minas, como a Semana da Inconfidência, cuja primeira edição foi realizada em 2023, contribuem para esse fluxo turístico. Tiradentes, pela primeira vez, sediou, junto a Ouro Preto, série de atividades culturais que homenagearam Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e celebraram o legado da Inconfidência Mineira. 

Tiradentes também integrou iniciativas como Natal da Mineiridade, Carnaval da Liberdade e Minas Santa, que incentivaram a movimentação turística no município e em seu entorno.  

Roteiros para todos os gostos 

Qualificado como cinco estrelas no TripAdvisor, o roteiro “Walking Tour Becos de Tiradentes” tem mais de 610 avaliações, todas classificadas como excelente. A caminhada, que dura cerca de 2h30, promove uma imersão histórico-cultural pelo percurso dos becos, bosques e principais igrejas da cidade, integrante do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes.  

O passeio a pé pelas ruas de Tiradentes é apenas um dos inúmeros roteiros disponíveis. São vários cadastrados no Minas Recebe, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) para garantir a qualidade e apoiar a comercialização dos serviços e produtos oferecidos pelas agências e operadoras de turismo receptivo do estado.  

Quem quiser apreciar os patrimônios históricos da cidade pode realizar passeios como “Minas Gerais do Ouro e Barroco”, “Desvendando os segredos e riquezas da Estrada Real” e “Mineiridade – Nossa história”. Os que desejarem desfrutar da cozinha mineira podem realizar a rota do queijo ou fazer um tour pela gastronomia de Tiradentes. 

Já os amantes da natureza têm como opções passeios como o da rota das águas verdes, no vale do Rio Elvas, onde encontram-se belos córregos, cachoeiras e lagos. Outra alternativa mais radical é a rota das estações, que oferece trilhas de bike em grupos.  
Turismo mineiro é líder nacional 

O destaque de Tiradentes é um reflexo da liderança mineira no turismo nacional. Minas Gerais é o estado com maior crescimento das atividades turísticas, obtendo 24,3% de variação do volume, segundo o Índice de Atividades Turísticas (Iatur), do IBGE. A taxa é 13,2% acima da média brasileira, que ficou em 11,1%, em 2023. 

A receita obtida pelo turismo em Minas também aumentou acima da média nacional, com alta de 34,9% contra 30,1% na média do Brasil. 

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail