Com alta de 7,6%, Minas Gerais tem maior crescimento de desempenho turístico do País

Minas Gerais registrou um crescimento de 7,6% no desempenho turístico no primeiro bimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. A alta no desempenho de volume de atividades turísticas classifica o Estado com a maior alta do País neste setor, e impulsiona a geração de emprego e renda, segundo o Núcleo de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MG).
Depois de Minas, os estados que registraram melhor desempenho foram Pernambuco e Rio de Janeiro, com alta de 4,0% e 3,6%, respectivamente. Já no cenário nacional, o desempenho do volume de atividade turísticas teve um pequeno avanço de 0,3%.
Ainda segundo a Fecomércio-MG, o crescimento do setor em Minas Gerais se deve ao período de férias e ao Carnaval, que aqueceram o turismo nos primeiros meses de 2024. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), mais de 262 mil turistas de outros estados visitaram a capital durante o período, e mais de 5,5 milhões de foliões aproveitaram uma das maiores festas de rua do País.
Assim, o número de turistas estrangeiros no Estado também teve um crescimento de 52,6%. Minas recebeu 8.427 turistas de 62 países diferentes no início deste ano. No mesmo período do ano passado, o cenário era mais tímido, com 5.523 turistas de 60 países. Dentre os turistas que visitaram BH em 2024, 7 em cada 10 estrangeiros são originários dos seguintes países:
- Portugal (2.708);
- Estados Unidos (1.131);
- Colômbia (906);
- Alemanha (888);
- Itália (523).
Geração de emprego e renda
O desempenho acumulado nos últimos 12 meses, de março de 2023 a fevereiro de 2024, mostra um crescimento mais intenso. Minas Gerais teve alta de 12,6%, enquanto o desempenho brasileiro para o volume de atividade turística foi de 4,9%. Os dados são do Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística (IBGE), analisados pela Fecomércio-MG.
O mercado de trabalho formal está mais aquecido para as atividades relacionadas ao turismo no Estado. Em fevereiro deste ano, foram registrados quase 307 mil profissionais com carteira assinada, sendo adicionados ao longo dos últimos 12 meses, 15.415 novos profissionais ao mercado de trabalho formal.
Para o economista da Fecomércio-MG, Gilson Machado, o contexto econômico atual, com a inflação convergindo para o centro da meta, a taxa básica de juros desacelerando, o aumento dos investimentos locais e a melhora no mercado de trabalho e nos rendimentos reais, têm contribuído para o crescimento da atividade turística.
“Com os bons resultados observados nos últimos meses e a crescente visibilidade que o estado de Minas Gerais tem ganhado, os investimentos no setor turístico e suas riquezas gastronômicas, culturais e a fama de melhores anfitriões do Brasil, espera-se que o volume de atividade turística continue mostrando bons resultados”, destaca Machado.
Movimentação aeroportuária
Ainda no primeiro bimestre de 2024, o Aeroporto de Confins registrou um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A circulação no terminal foi de mais de 1,28 milhões de passageiros entre embarque e desembarque.
Em números de voos, o Estado registrou quase 21 mil pousos e decolagens em todos os seus aeroportos, um aumento de 3,8% em relação a 2023.
Ouça a rádio de Minas