Banco de candidatos: 13 mil pessoas vão entrar em lista de espera para preencher vagas futuras

São Paulo – O Concurso Nacional Unificado (CNU) terá uma lista de espera com mais de 13 mil nomes, chamada pelo órgão de “banco de candidatos”. A ideia do governo federal é ter concorrentes classificados e preparados para ocupar vagas futuras que surgirem ao longo do tempo. O banco será similar ao que ocorre hoje com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Conhecido como Enem dos Concursos, o CNU é o maior concurso do tipo no país, com 6.640 vagas em 21 órgão públicos. As provas serão realizadas neste domingo (18), em 228 cidades, incluindo todas as capitais. Ao todo, são 2,1 milhões de inscritos, sendo mais de 170 mil mineiros.
Segundo a pasta, trata-se de um banco formado para cada um dos oito blocos temáticos, com o dobro do número de vagas imediatas daquele bloco. No bloco 7, por exemplo, serão convocados 1.748 aprovados para as vagas imediatas e outros 3.496 ficarão classificados na lista de espera.
No total, serão mais de 13 mil classificados em todo o banco de candidatos. Serão considerados aptos a fazer parte da lista de espera do CNU os candidatos que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e de títulos, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas do bloco temático no qual concorre, com notas mais altas conforme o cargo e a especialidade.
Se as notas não forem suficientes para a primeira opção de cargo escolhido, o candidato pode entrar na lista de espera de outros cargos, conforme o bloco para o qual ele está prestando o concurso.
O MGI afirma que, neste caso, seguirá o que diz o edital. De acordo com o documento, “serão levados em consideração os cargos e as especialidades com suas ordens de ranqueamento escolhidos na inscrição, além de levar em conta as vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência”, explica o órgão.
Sobre as provas
Horários das provas da manhã:
- Abertura dos portões: 7h30
- Fechamento dos portões: 8h30
- Início da aplicação: 9h
- Fim da aplicação: 11h30
Horários das provas da tarde:
- Abertura dos portões: 13h
- Fechamento dos portões: 14h
- Início da aplicação: 14h30
- Fim da aplicação: 18h
Veja também: Governo altera edital do CNU; veja novas regras e calendário do ‘Enem dos Concursos’
Reportagem distribuída pela Folhapress
Ouça a rádio de Minas