Variedades

ArcelorMittal presenteia Belo Horizonte com obra no Parque Municipal

A obra “O Anel” é uma estrutura construída em formato circular, com vergalhões de aço
ArcelorMittal presenteia Belo Horizonte com obra no Parque Municipal
“O Anel” integra-se ao Parque Municipal e foi concebido para funcionar como pequeno pavilhão-auditório | Crédito: Divulgação Capture Produtora de Imagens

O cenário do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro de Belo Horizonte, já está diferente. A obra “O Anel”, uma estrutura construída em formato circular, com vergalhões de aço ArcelorMittal, foi instalada ao lado do Monumento dos Fundadores, próximo à alameda Ezequiel Dias e à avenida Carandaí. A ação é fruto de um termo de cooperação firmado, por meio do Programa Adoro BH, entre a ArcelorMittal Brasil e a Prefeitura de Belo Horizonte, via Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, tendo como interveniente a Fundação Municipal de Cultura.

“Este é um presente da ArcelorMittal para a cidade de Belo Horizonte, pelos 80 anos de presença da sede administrativa na capital mineira e 103 anos de trajetória em Minas Gerais. Somos vizinhos do parque, que é um dos principais símbolos da capital mineira. Essa obra de arte reforça o nosso compromisso com a arte, cultura e com a cidade”, afirma a diretora Jurídica, de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil, Marina Soares
Inaugurado na quarta-feira (3), “O Anel” é uma obra do arquiteto Antonio Grillo, idealizador também do “Ninho de Guaxo”, doado pela ArcelorMittal ao Palácio das Mangabeiras para a CasaCor Minas 2022 e que passou a compor permanentemente o ambiente. “A decisão de reconstruir uma nova obra no Parque Municipal foi muito bem-vinda, pois permite que a cidade possa contar com ambas instalações”, destaca Grillo.

Para a secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o gesto demonstra a vocação da cidade para a cultura. “Agradecemos à ArcelorMittal por esse presente, uma obra que demonstra o aço na arte, integrado à natureza e ao espaço urbano. É uma experiência visual e cultural única, que estimula o diálogo e a reflexão, reforçando a vocação do Parque Municipal de ser um local de encontro e expressão artística”, comemora

A obra

“O Anel” levou 30 dias para ser construído e foi estruturado com vergalhões de aço CA50 ArcelorMittal. Internamente, a instalação conta com um anel de telas metálicas e de tecido com 10 metros de diâmetro e 2 metros de altura, suspenso a 1,3 metro do solo. O revestimento de telas se destaca na paisagem, e pode ser usado como suporte para projeções em 360 graus. “O Anel” contará também com iluminação especial para ser apreciada pelos visitantes.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Ele foi concebido para funcionar como um pequeno pavilhão-auditório no Parque Municipal, como foi o “Ninho de Guaxo” para a CasaCor. Em ambos os casos, a intenção fundamental foi criar uma instalação que ressignificasse o material utilizado, gerando um objeto esteticamente marcante”, explica o arquiteto.

O programa

O Programa Adoro BH tem como finalidade estimular e promover a cooperação entre o Poder Executivo Municipal e a sociedade civil para a implantação, manutenção e reforma dos espaços públicos da cidade, como também a realização de melhoria urbana, paisagística e ambiental. Dentre os objetivos, estão a preservação e valorização dos patrimônios públicos, incentivo à realização e também utilização, dos espaços adotados, com ações de lazer, cultura, entretenimento e eventos; ampliar a provisão de serviços ecossistêmicos dos espaços adotados, além de contribuir para o embelezamento da cidade e da paisagem.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas