Variedades

Bike Park será construído em antiga área de exploração de minério perto da Serra do Curral

O equipamento dedicado à prática de ciclismo deve ocupar uma área de aproximadamente 30 mil m² nas proximidades da Mata do Jambreiro e da Serra do Curral
Bike Park será construído em antiga área de exploração de minério perto da Serra do Curral
Imagem panorâmica da mina desativada. Crédito: Arquivo/Vale

Belo Horizonte e Nova Lima, na Região Metropolitana da Capital (RMBH), em breve, terão um novo espaço dedicado à prática de ciclismo. Fruto de um projeto firmado entre a mineradora Vale e a empresa mineira Sense Bike, o equipamento Bike Park deve ocupar uma área de aproximadamente 30 mil m², em região situada nas proximidades da Mata do Jambreiro e da Serra do Curral.

De acordo com a Vale, a estrutura será construída na área do antigo ramal ferroviário da Mina de Águas Claras (MAC), local onde o minério de ferro produzido era carregado em vagões para transporte até o porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro. No local, está prevista a criação de pistas e trilhas, estruturas que podem ajudar a fomentar o ecoturismo em Minas Gerais.

Assinatura do acordo na MAC – Projeto prevê trilhas e pista infantil, com infraestrutura completa para a prática de ciclismo | Crédito: Divulgação Vale

“Na Sense, usamos o esporte como ferramenta de conexão e transformação. Criar o Bike Park na MAC é gerar pertencimento e devolver às pessoas o prazer de viver ao ar livre. Será um ponto de encontro para centenas de famílias que buscam alternativas reais de bem-estar”, avalia o CEO da Sense Bike, Pierre de Tarde.

A área total da MAC compreende um território de aproximadamente 2 mil hectares, sendo 1.225 hectares de áreas verdes protegidas, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro, além de reservas e áreas de proteção permanentes pertencentes a biomas como cerrado, campos rupestres e florestas estacionais em diversos estágios de recuperação.

O gerente geral de Uso Futuro da Vale, Gustavo Roque, explica que a parceria surgiu a partir de uma demanda da própria população.

“A prática esportiva foi sinalizada pelas comunidades vizinhas como uma das melhores destinações para o local. Será também uma oportunidade para moradores e turistas apreciarem a beleza da Mata do Jambreiro, uma importante área de preservação ambiental”, reitera.

Geolocalização onde está a MAC, em área de Nova Lima, na RMBH | Crédito: Eeffto/UFMG

Contrato tem duração de três anos

Por se tratar de um contrato de comodato com duração de três anos, o projeto já está pronto, mas as obras ainda não foram iniciadas. Questionada, a Vale não informou qual é a previsão para o início e a finalização das obras.

Este não é o primeiro contrato de comodato assinado pela mineradora neste ano. Em fevereiro, a empresa firmou acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte para expansão em áreas pertencentes ao Parque da Serra do Curral em território que também pertence à Mina de Águas Claras. Atualmente, quase 108 mil m² de áreas verdes da MAC estão cedidas ao parque para atividades de lazer da população.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas