Bike Park será construído em antiga área de exploração de minério perto da Serra do Curral

Belo Horizonte e Nova Lima, na Região Metropolitana da Capital (RMBH), em breve, terão um novo espaço dedicado à prática de ciclismo. Fruto de um projeto firmado entre a mineradora Vale e a empresa mineira Sense Bike, o equipamento Bike Park deve ocupar uma área de aproximadamente 30 mil m², em região situada nas proximidades da Mata do Jambreiro e da Serra do Curral.
De acordo com a Vale, a estrutura será construída na área do antigo ramal ferroviário da Mina de Águas Claras (MAC), local onde o minério de ferro produzido era carregado em vagões para transporte até o porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro. No local, está prevista a criação de pistas e trilhas, estruturas que podem ajudar a fomentar o ecoturismo em Minas Gerais.

“Na Sense, usamos o esporte como ferramenta de conexão e transformação. Criar o Bike Park na MAC é gerar pertencimento e devolver às pessoas o prazer de viver ao ar livre. Será um ponto de encontro para centenas de famílias que buscam alternativas reais de bem-estar”, avalia o CEO da Sense Bike, Pierre de Tarde.
A área total da MAC compreende um território de aproximadamente 2 mil hectares, sendo 1.225 hectares de áreas verdes protegidas, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro, além de reservas e áreas de proteção permanentes pertencentes a biomas como cerrado, campos rupestres e florestas estacionais em diversos estágios de recuperação.
O gerente geral de Uso Futuro da Vale, Gustavo Roque, explica que a parceria surgiu a partir de uma demanda da própria população.
“A prática esportiva foi sinalizada pelas comunidades vizinhas como uma das melhores destinações para o local. Será também uma oportunidade para moradores e turistas apreciarem a beleza da Mata do Jambreiro, uma importante área de preservação ambiental”, reitera.

Contrato tem duração de três anos
Por se tratar de um contrato de comodato com duração de três anos, o projeto já está pronto, mas as obras ainda não foram iniciadas. Questionada, a Vale não informou qual é a previsão para o início e a finalização das obras.
Este não é o primeiro contrato de comodato assinado pela mineradora neste ano. Em fevereiro, a empresa firmou acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte para expansão em áreas pertencentes ao Parque da Serra do Curral em território que também pertence à Mina de Águas Claras. Atualmente, quase 108 mil m² de áreas verdes da MAC estão cedidas ao parque para atividades de lazer da população.
Ouça a rádio de Minas