Variedades

Projeto Arrumação celebra 37 anos e leva espetáculos gratuitos a cidades do Vale do Jequitinhonha

Gouveia (6/2), São Gonçalo do Rio Preto (7/2) e Aricanduva (8/2), no Vale do Jequitinhonha, são as contempladas
Projeto Arrumação celebra 37 anos e leva espetáculos gratuitos a cidades do Vale do Jequitinhonha
Saulo Laranjeira é o criador do Projeto Arrumação e desembarca no Vale do Jequitinhonha com o símbolo afetivo do projeto - a jardineirinha | Divulgação: Divulgação Sylvio Coutinho

O projeto Arrumação, um dos mais longevos de Minas Gerais, está celebrando, em 2026, 37 anos de trajetória dedicados à valorização e difusão das culturas populares mineiras. Com uma história marcada por música, teatro, poesia e tradição, Arrumação reafirma seu compromisso com a arte-cultura de Minas Gerais, promovendo encontros que emocionam e conectam gerações.

Nesta edição comemorativa, a jardineirinha – símbolo afetivo do projeto – continua sua viagem pelas estradas de Minas, levando espetáculos gratuitos e abertos ao público em três cidades do interior neste fim de semana: Gouveia (6/2), São Gonçalo do Rio Preto (7/2) e Aricanduva (8/2), no Vale do Jequitinhonha. O horário é sempre a partir de 20h em todas as cidades.

A programação reúne cortejos folclóricos, grupos de música instrumental e apresentações de artistas de destaque no cenário local, regional e nacional. Os shows nas praças contam com Titane, Saldanha Rolim, Rubinho do Vale e Mirianês Zabot, além da participação especial de Saulo Laranjeira, idealizador do projeto e uma das vozes mais representativas da cultura mineira. A apresentação fica por conta de Gonzaga Medeiros.

Valorizando os talentos de cada território, o projeto também destaca artistas locais, com apresentações de Valdo Gouveia e David Cassimiro, em Gouveia; Heloísa Almeida, Rah Severiano, Jacó do Vale e Jeremias da Viola, em São Gonçalo do Rio Preto; e Lucas e Gustavo, Douglas Gomes e Edilson Sousa, em Aricanduva.

Arrumação é um movimento de preservação dos legados culturais do Estado, mantendo vivas as tradições folclóricas por meio da arte e da poesia. Cada parada da jardineirinha é um convite à celebração da identidade mineira, ao encontro com a memória e à valorização da expressão popular.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas