“Bande à Part” exibe obra de Jean Vigo
Jean Vigo, diretor francês que viveu apenas 29 anos, criou, no início da década de 1930, filmes que marcaram o desenvolvimento do cinema francês e influenciaram a Nouvelle Vague. O Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa, terá edição dedicada ao cineasta francês. O encontro virtual acontece hoje, às 18 horas. As inscrições para participar estão abertas pelo e-mail [email protected].
As produções indicadas pelo Bande à Part para setembro são os curtas-metragens ‘’À Propos de Nice’’ (1930) e ‘’Taris, roi de l’eau’’ (1931), o média-metragem ‘’Zero de Conduta’’ (foto), de 1933, e o longa-metragem ‘’O Atalante’’ (1934). Os filmes podem ser assistidos gratuitamente por um link enviado ao participante após a inscrição.
“Em várias oportunidades, ele parecia buscar uma espécie de simbolismo. Depois, deixou-se atrair por um realismo duro à Von Sotroheim. Mas também se interessava pelas possibilidades do expressionismo”, descreve Paulo Emílio Sales Gomes que escreveu uma biografia pioneira sobre Jean Vigo.
O encontro acontece online, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará hoje aos inscritos o link de acesso à sala de bate-papo.
O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.
A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.
Ouça a rádio de Minas