Novos radares de invasão de faixa exclusiva serão instalados em BH; veja onde

Belo Horizonte receberá 15 novos radares voltados para detecção de invasão de faixas exclusivas em diversas regiões. A liberação foi homologada pela Prefeitura e publicada nesta sexta-feira, (19), no Diário Oficial do Município (DOM).
O documento indica que as novas instalações estarão localizadas em importantes avenidas da capital mineira como Antônio Carlos, Contorno, Portugal, Andradas e Nossa Senhora do Carmo. Além disso, avenidas no Vetor Norte de Belo Horizonte, como Vilarinho e Risoleta Neves, além do Barreiro, na Waldyr Soeiro Emrich também contarão com novos radares.
Apesar dos locais já estarem definidos, não há uma data estipulada para instalação dos equipamentos. Entretanto, de acordo com a BHTrans, as obras e ajustes em infraestrutura já estão em etapa de finalização.
Confira os endereços de instalação dos novos radares
- Av. Presidente Antônio Carlos, a 45 metros da rua Adalberto Ferraz – sentido Bairro/Centro e Centro/Bairro
- Av. do Contorno, nº 11.050, sentido Barro Preto/Centro
- Praça Maria Deusa Marra, esquina com Av. Portugal, sentido Bairro/Centro
- Av. dos Andradas, esquina com Alameda Ezequiel Dias, sentido Centro/Bairro
- Av. dos Andradas, nº 1.200, sentido Centro/Bairro
- Av. dos Andradas, nº 286, sentido Centro/Bairro
- Av. dos Andradas, nº 405, sentido Bairro/Centro
- Av. Nossa Senhora do Carmo, nº 289, sentido Bairro/Centro
- Av. Nossa Senhora do Carmo, nº 665, sentido Bairro/Centro
- Av. Nossa Senhora do Carmo, nº 702, sentido Centro/Bairro
- Av. Risoleta Neves, entre Viaduto 1979 e Praça Corpo de Bombeiros Militar, sentido Bairro/Centro
- Av. Vilarinho, nº 1.021, sentido Bairro/Centro
- Av. Vilarinho, oposto ao nº 1.021, sentido Centro/Bairro
- Av. Waldyr Soeiro Emrich, nº 1.455 sentido Bairro/Centro
- Av. Waldyr Soeiro Emrich, nº 1.476 sentido Centro/Bairro
Equipamentos podem ser determinantes para redução de fatalidades
Instalados pela primeira vez há 25 anos, os equipamentos eletrônicos de fiscalização seguem sendo ampliados, especialmente em trechos e cruzamentos mais críticos da cidade. Apesar de apresentarem redução em novas instalações nos anos de 2017, 2020 e 2023, a BHTrans esclarece que o motivo é referente ao término de contratos existentes.
Segundo comparativo da BHTrans, em 1999, para cada 10 mil veículos, houve 68,5 atropelamentos, enquanto que em 2022, esse número reduziu para 5,16. Já taxa de mortalidade nas vias – que representa o número de mortes para cada 10 mil veículos – era de aproximadamente 5,98 em 1999, em 2022 passou para 0,53.
Esse conjunto de ações com uso de radares em 25 anos levou a uma redução de 67% nas mortes no trânsito de Belo Horizonte. Em relação aos resultados analisados, a autarquia de transportes afirma que “a política de fiscalização ostensiva e imparcial, com elevada capilaridade de cobertura, promovida pelos equipamentos eletrônicos de fiscalização nos trechos viários e cruzamentos críticos, gerou efeitos notoriamente positivos nas condutas dos usuários, sobretudo aos motoristas, repercutindo em grande melhoria dos índices de segurança viária.”
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