Belotur e Sebrae Minas lançam catálogo com um novo olhar para as experiências turísticas de Belo Horizonte

Vivenciar Belo Horizonte por olhares apurados, olhares afetivos, olhares capazes de descobrir belezas escondidas, e só mesmo capazes de serem descobertas justamente pelos olhares de quem mora por aqui. É essa a ideia de mostrar a capital mineira para os turistas mais intimamente, a partir de experiências diferentes, mas também para quem é belo-horizontino e quer desbravar a cidade “que não conhece”.
A Empresa Municipal de Turismo (Belotur) e o Sebrae Minas vão apresentar nesta quinta-feira (26) o catálogo “Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte”, um portfólio que traz 19 experiências inovadoras – retratadas em eixos específicos – que vão poder ser vivenciadas na capital mineira. O lançamento oficial ocorrerá durante a Abav Expo 2024, um dos eventos mais relevantes do setor, que está sendo realizado em Brasília até este sábado (28).
A apresentação será no estande da Belotur, às 14h. Além disso, o material vai ser lançado também internacionalmente. O catálogo será apresentado na Feira Internacional de Turismo América Latina (FIT), em Buenos Aires, na Argentina, marcada de 28 de setembro a 1º de outubro. O “Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte” será disponibilizado para agentes de viagem e profissionais do trade turístico, além de ser acessível ao público em geral por meio do Portal Belo Horizonte.
O catálogo apresenta 19 experiências inovadoras nas áreas de gastronomia, música, agroecologia, cervejaria, arte e design, entre outras, para aqueles que desejam vivenciar Belo Horizonte de uma maneira única. Esses roteiros foram elaborados e aprimorados por meio de um trabalho de diversificação e ampliação da oferta turística na cidade, fruto de um convênio entre o Sebrae Minas e a Belotur.
É possível escolher, por exemplo, “Vivência em um ateliê de arte com cinco artistas”, no Atelier Lorena Mascarenhas. Acompanhada de quatro grandes artistas belo-horizontinos, a anfitriã oferece uma recepção bem intimista, com direito a taça de vinho e lanche mineiro, em que o participante é convidado a bater um papo com os artistas e soltar a imaginação e a criatividade em uma produção conjunta. No eixo Gastronomia, participar do “Os cinco sentidos da cachaça”, com Marcela Azevedo, que é uma iniciação ao universo da bebida, que acolhe de formas únicas, sabores, aromas e características peculiares.
É um universo de experiências. É possível “Reviver o Clube da Esquina”, “Tropeirar com os mineiros”, “Beber, comer e prosear”, “Moda & comida no Prado”, “A sua Belo Horizonte” e dar um “Rolezin na Lagoinha”. Tem também “Fim de Tarde no Terraço Acaiaca”, “Cemitério do Bonfim – o espelho de Beagá”, “Cidade Invisível”, “Meu Mineirão”, “Circuito das Lojas”, “Circuito Abraços, no Mercado Novo”, “Me Leva na Mala, no Mercado Central” e outra infinidade de possibilidades.




Capital será posicionada como destino de destaque
Os principais objetivos do trabalho colaborativo são promover a convergência de ações e investimentos voltados para a inovação, promoção e fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, da gastronomia e de eventos de Belo Horizonte. Essa abordagem visa fortalecer o posicionamento de Belo Horizonte como um destino turístico de destaque, além de gerar riqueza por meio da ampliação de oportunidades de emprego, qualificação profissional e inovação nos serviços, produtos e roteiros turísticos da capital.
“Belo Horizonte se destaca como um dos destinos turísticos mais acolhedores e procurados do País, oferecendo uma rica herança cultural e arquitetônica que encanta seus visitantes. Neste catálogo, apresentamos experiências inovadoras em diferentes áreas, sendo desenvolvidas e aprimoradas a partir de um trabalho de diversificação e ampliação da oferta turística em nossa cidade, com o propósito de fortalecer os pequenos negócios locais”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Acelera Check-in Turismo
A formatação das experiências do cardápio “Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte” faz parte do projeto “Acelera Check-in Turismo”, trabalho da Belotur e do Sebrae Minas que mapeia os principais produtos e experiências turísticas da Capital, levando em consideração a demanda do mercado.
Também participaram da produção do material os empreendedores do segmento de turismo que fazem parte do “Programa Belo Horizonte Receptiva”, iniciativa da Belotur que visa sensibilizar e capacitar os profissionais da cadeia produtiva da cidade, apoiando na estruturação e qualificação dos produtos e serviços ofertados a fim de comercializá-los de maneira eficaz. (Com informações do Sebrae Minas)
Ouça a rádio de Minas