BH recebe exposição Mundo Zira – Ziraldo Interativo no CCBB; veja fotos

A obra do escritor, jornalista, desenhista e cartunista Ziraldo será homenageada em Belo Horizonte com a exposição “Mundo Zira – Ziraldo Interativo”, no Centro Cultural Banco do Brasil da Capital (CCBB BH). A mostra entra em cartaz nas galerias do térreo e na área externa do museu nesta quarta-feira (26) e vai até o dia 9 de setembro.
A mesma exposição já passou pelo CCBB Brasília em 2022, onde teve mais de 65 mil visitantes, e pelo CCBB do Rio de Janeiro, com público de mais de 185 mil pessoas.
A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis no site do CCBB BH e na bilheteria física. Semanalmente, às quartas-feiras, novos ingressos são disponibilizados para a semana seguinte.
Realizada pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo, com patrocínio da BB Consórcios, a exposição é um tributo à trajetória multifacetada de Ziraldo. Com direção artística e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, “Mundo Zira” oferece uma experiência sensorial e interativa, explorando o universo de Ziraldo.
Os visitantes poderão explorar áreas temáticas dedicadas a clássicos como “Flicts”, “O Menino Quadradinho” e “A Turma do Pererê”. A exposição combina interatividade e tecnologia com arte tradicional, proporcionando novas leituras das obras do artista. Daniela Thomas comenta que a exposição pretende recriar uma conversa com o acervo de Ziraldo, indo além das páginas dos livros e quadrinhos.








A realização da exposição em Belo Horizonte é significativa, destacando a relação de Ziraldo com sua cidade natal, Caratinga. A sobrinha do artista, Adriana Lins, menciona que levar a exposição para Minas resgata o afeto que o artista tinha por sua terra.
“Mundo Zira” permite a interação direta com os personagens de Ziraldo, convidando os visitantes a cocriar e personalizar as obras do artista. A exposição inclui um mini estúdio onde os visitantes podem se ver dentro dos desenhos do cartunista, e um caça palavras cromático com frases emblemáticas do escritor.
A exposição incentiva a criatividade e a imaginação, misturando painéis projetados e artes gráficas para criar uma imersão total no universo de Ziraldo. Adultos e crianças poderão interagir com os personagens e vivenciar histórias inspiradoras da literatura infantojuvenil brasileira. “Mundo Zira – Ziraldo Interativo” não é apenas uma exposição visual, mas também um convite à criatividade e à reflexão, combinando arte, tecnologia e temas sociais e ambientais.
Sobre Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932, e mudou-se para o Rio de Janeiro aos 7 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), teve uma carreira notável como cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista, advogado e jornalista.
Trabalhou na Folha da Manhã, revista O Cruzeiro e Jornal do Brasil, e fundou O Pasquim, que fazia oposição à ditadura militar. Criou personagens como o “Menino Maluquinho” e “A Turma do Pererê”, sendo um dos escritores infantis mais conhecidos e aclamados de seu tempo.
Serviço
- Exposição: Mundo Zira – Ziraldo Interativo
- Datas: 26 de junho a 9 de setembro de 2024
- Local: Galerias do Térreo e Área Externa – CCBB BH, Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
- Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h
- Entrada gratuita: ingressos disponíveis no site e na bilheteria do CCBB BH. Crianças menores de 5 anos não precisam de ingresso.
Ouça a rádio de Minas