Belo Horizonte e interior vão ter mutirão gratuito para MEIs
Belo Horizonte conta, atualmente, com 294.151 microempreendedores individuais (MEI), sendo 159.281 homens e 134.621 mulheres. Cerca de 60% desses empreendedores atuam no setor de Serviços, seguido por Comércio (19%), Indústria (14%), Construção Civil (6%) e Agropecuária (0,5%). Entre as atividades mais registradas, estão os serviços de beleza, como cabeleireiros, manicures e pedicures.
O Sebrae Minas vai realizar, de 25 a 29 de maio (segunda-feira a sexta), a Semana do MEI na capital mineira e também em diversos municípios do interior com uma extensa programação de capacitações gratuitas, consultorias e conteúdos práticos para apoiar esses empreendedores. Serão cursos, oficinas e orientações sobre temas relacionados à gestão financeira, vendas e presença digital. A proposta é oferecer conteúdo aplicável para a solução de desafios do dia a dia. A programação será realizada nos formatos on-line e presencial.
“Tornar-se MEI segue como uma das portas mais acessíveis para empreender, e permite acessar benefícios previdenciários, emissão de notas fiscais e melhores condições de crédito. Em Minas Gerais, temos um público empreendedor muito ativo, que busca se profissionalizar e crescer, e a Semana do MEI é uma oportunidade de transformar conhecimento em resultado que faça diferença na prática”, pontua o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Locais de atendimento
Em Belo Horizonte, um dos destaques da programação será o mutirão de atendimento nos dias 27 (quarta-feira) e 28 de maio (quinta), de 9h às 16h30, na Praça da Estação. Durante a ação, os empreendedores poderão regularizar pendências, formalizar negócios, esclarecer dúvidas e receber orientações práticas para melhorar a gestão da empresa.
A programação na Capital também contará com atividades no Espaço Sebrae – BH Resolve (rua dos Caetés, 342 – Centro). As ações começam nesta segunda-feira (25), às 14h, com a palestra “A Jornada do Sucesso: da educação financeira ao próprio negócio”, que abordará a importância da organização financeira para o crescimento sustentável dos empreendimentos.
Na terça-feira (26), o Sebrae Minas, em parceria com a Associação Transformar de Assistência Social, vai levar o mutirão de atendimento ao MEI no Cras Granja de Freitas. Serão oferecidos atendimentos gratuitos com orientações sobre formalização, regularização, emissão de notas fiscais, declaração anual, gestão financeira e melhoria do atendimento ao cliente.
O mutirão será realizado de 9h às 17h, no Cras Granja de Freitas, que fica na rua do Grupo, 12.
Semana do MEI
Data: 25 a 29 de maio
Mais informações: (31) 3314-2885
Programação completa: disponível on-line e presencialmente em todo o Estado e pode ser conferida nas redes sociais do Sebrae Minas
Ouça a rádio de Minas