Variedades

BH e Ouro Preto recebem festival

Programação do Festival Já Raiou a Liberdade segue até domingo (19), com grandes artistas brasileiros
BH e Ouro Preto recebem festival
Crédito: Rogério von Krüger

Até o próximo domingo (19) acontece a rodada de encerramento da primeira edição do Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil. Desde o primeiro semestre de 2023, o projeto tem levado boa música e promovido encontros inéditos entre grandes artistas da cena musical brasileira, novos talentos e mais de 30 mil pessoas. Misturando ritmos e instrumentos, os Sons do Brasil celebrou não somente a diversidade musical brasileira, mas também a solidariedade – com a arrecadação e doação de cerca de 6 toneladas de alimentos -, a alegria e os novos sons que nascem dessa mistura genuína do País.

Pelos palcos do festival já passaram grandes nomes como Chico César, BNegão, Hamilton de Holanda, Mestrinho, Zé Ibarra, Tim Bernardes, Anastácia e Alaíde. Neste mês se destaca na programação a apresentação da Orquestra Imperial (foto), com Moreno Veloso, Nina Becker e Matheus VK nos vocais, o pianista Vitor Araújo, a participação de Mart’nália no show do músico Luiz Otávio e o concerto especial que reúne Lô Borges, Do Contra e Orquestra. Os shows acontecem no Circuito Liberdade – no Palácio das Artes e no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – e, em Ouro Preto, no Museu Boulieu.

“É muito gratificante ver que a nossa proposta de celebrar os Sons do Brasil em sua diversidade foi se tornando realidade em cada uma das rodadas de apresentações. Estou muito feliz em encerrar a primeira edição do nosso Festival com presença de diversos artistas, ritmos e identidades. Estamos vibrando com esses encontros e com tudo que já aconteceu ao longo deste ano”, afirma a idealizadora do Sons do Brasil, Fernanda Bento.

A programação segue no Palácio das Artes na sexta e no sábado.

A Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, será palco, hoje, da apresentação da sambista Elisa Gudin e do arranjador Thiago Amud e, amanhã, do pianista Vitor Araújo.

Amanhã, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, acontece o concerto especial que reúne Orquestra, o grupo Do Contra e Lô Borges em uma jornada musical que abrange sucessos do Clube da Esquina, clássicos da música brasileira e composições originais de Lô Borges numa fusão de estilos e gêneros musicais que é a cara do Sons do Brasil.

Em Ouro Preto, a programação começa hoje com a presença marcante de Matheus VK, referência do carnaval carioca com seus figurinos marcantes e apresentações performáticas, e encerra com mais uma apresentação de Gabriel Grossi e Vanessa Moreno, no Sons do Brasil.

Amanhã, Elisa Gudin & Thiago Amud abrem a programação do dia. Em seguida a Orquestra Imperial chega para fazer um baile super animado no Museu Boulieu. A Big Band, que acabou de completar 21 anos, promete romantismo, alegria e irreverência nesta apresentação com Moreno Veloso, Nina Becker e Matheus VK nos vocais, além da participação especial de Tamara Franklin.

Neste mesmo dia, ainda se apresenta no palco do Sons do Brasil Julliano Mendes, com o projeto “Literatura pra Dançar” e encerrando a noite, AYÊ e Nath Rodrigues, fazem um tributo ao mestre Djalma Correa.

No domingo (19), o compositor e multi-instrumentista, Antônio Loreiro, convida Tatiana Parra para um potente encontro musical. A programação do Festival encerra com o show do pianista Luiz Otávio e participação especial de Mart’nália, cantora, compositora, percussionista, instrumentista e atriz brasileira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas