Variedades

Biblioteca Pública Infantil celebra 30 anos

Biblioteca Pública Infantil celebra 30 anos
Crédito: Freepik

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura realizam até dezembro , uma programação virtual especial para celebrar as três décadas da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH). As atividades planejadas incluem mediação de leitura, sarau, encontro de narradores de histórias e oficina de escrita criativa, entre outras atrações. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no portal da Prefeitura. 

O projeto “30 anos da BPIJ-BH” comemora a história e as ações que a biblioteca vem realizando ao longo dos anos, garantindo a democratização do acesso à leitura como um direito cultural, por meio de projetos de formação, fomento, difusão e promoção da leitura literária e da escrita. Essas atividades abordam também a memória, o patrimônio cultural e as artes por meio do trabalho de mediação de leitura e de intervenções artísticas relacionadas ao livro. 

Para a comemoração dos 30 anos, foi pensado um projeto que pretende aproximar as pessoas dos livros, da literatura, da história desta biblioteca e, acima de tudo, aproximar umas das outras, apesar do distanciamento físico imposto pela pandemia da Covid-19. As ações do aniversário da biblioteca, junto às ações permanentes, integram o desejo de uma atuação virtual ampliada para que todos possam estar reunidos. 

“Para marcar esta data especial, que nos remete a momentos tão importantes da trajetória deste equipamento público da cidade de Belo Horizonte, criamos uma programação em que diferentes histórias aparecem como protagonistas: as que são contadas nos livros e têm papel tão importante na formação das pessoas, e também aquelas vivenciadas por quem frequentou a Biblioteca ao longo dos anos e enxerga neste espaço cultural parte de sua própria história”, afirma Fabíola Moulin, secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura. 

Programação – A programação conta com atividades para variados públicos e faixas etárias, sendo a maior parte realizada com transmissão ao vivo no canal de Youtube da Fundação Municipal de Cultura. Em maio, a “Manhã Encantada “apresentará aos sábados (dias 8, 15, 22 e 29), às 10h, um encontro marcado com a fantasia através da narração de histórias para o público infantil. Ao longo do mês, a página do Facebook da biblioteca também receberá as postagens diárias “Lembranças da Biblioteca”, com vídeos que trarão depoimentos de profissionais e frequentadores que fizeram parte da história do equipamento cultural. 

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) foi criada em fevereiro de 1991 e é precursora no atendimento das necessidades e especificidades da infância e juventude no município.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O espaço se consolidou como referência em biblioteca pública infantil e juvenil, bem como no atendimento ao público em geral, além de ser local de referência para pesquisadores em literatura, educação, artes e outros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas