Variedades

Bocaiúva ganha Centro de Memória Casa Figueiredo Souza

Exposição permanente é dedicada à trajetória de Henfil, Betinho e Chico Mário, os três irmãos que deixaram marcas profundas na cultura, política e cidadania brasileiras
Bocaiúva ganha Centro de Memória Casa Figueiredo Souza
Centro de Memória Casa Figueiredo Souza foi restaurada | Foto: Divulgação Anna Veloso

A cidade de Bocaiúva, no Norte de Minas, acaba de inaugurar o Centro de Memória Casa Figueiredo Souza com a exposição permanente “Balaio Mineiro – Memória de uma Família Brasileira”, dedicada à trajetória de Henfil, Betinho e Chico Mário – três irmãos que deixaram marcas profundas na cultura, política e cidadania brasileiras.

Instalada em uma casa anexa ao Complexo Cultural Estação Ferroviária, a exposição é idealizada pela neta da matriarca dona Maria, Regina Souza, e conduz o visitante por uma experiência sensorial e afetiva, com objetos, cartas, vídeos, imagens e histórias da família. A mostra é inspirada no livro homônimo de Wanda Figueiredo, uma das filhas da matriarca, e resgata o papel essencial das mulheres na formação ética e cultural da família. O Complexo Cultural da Estação Ferroviária foi restaurado pela Prefeitura Municipal de Bocaiúva, além do imóvel do Centro de Memória, que foi cedido aos idealizadores do projeto.

Organizada em núcleos como “Pequena Bocaiúva”, “Três Irmãos de Sangue”, “Cinco Filhas de Maria” e “Cozinha do Afeto”, a exposição homenageia o legado dos irmãos Henfil, cartunista e crítico da ditadura; Betinho, sociólogo e criador da Ação da Cidadania; e Chico Mário, violonista e pioneiro da música independente.

“Esse centro de memória é o intercâmbio da Pequena Bocaiúva com a Grande Bocaiúva e é também uma casa com um coração aberto, um convite para todos que querem fazer da memória um caminho para a cidadania”, afirma Regina Souza.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Regina Souza
Regina Souza é curadora da exposição e idealizadora do projeto Casa Figueiredo Souza | Foto: Divulgação Anna Veloso

A inauguração do Centro de Memória Casa Figueiredo Souza, que foi na sexta-feira (23), integrou a Mostra Estação Arte e Cidadania, que teve programação gratuita durante todo o fim de semana e movimentou a cidade de Bocaiúva. Entre os destaques, uma oficina sobre jogo cênico com Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, filmes como “Três Irmãos de Sangue” e o musical “A Zeropeia”.

Entre os presentes, destacaram-se familiares dos homenageados, como Daniel Souza (filho de Betinho), Ivan Souza (filho de Henfil) e Marcos Souza (filho de Chico Mário), além de políticos e acadêmicos.
Com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Casa Figueiredo Souza passa a integrar o roteiro nacional de museus-casa, ao lado de espaços como a Casa de Juscelino Kubitschek (Diamantina); Museu Guimarães Rosa (Cordisburgo) e Casa de Drummond (Itabira).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas