Variedades

Conheça a rota “Céu de Montanhas” e as atrações do turismo rural em Brumadinho

O catálogo de atividades foi criado para gerar oportunidades aos negócios locais e promover experiências turísticas na pluralidade dos empreendimentos regionais
Conheça a rota “Céu de Montanhas” e as atrações do turismo rural em Brumadinho
Foto: Divulgação Rota Céu de Montanhas

Para valorizar a vocação turística de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e fomentar o turismo rural na região, o Instituto Cultural Vale, em parceria com os produtores locais, lança a rota “Céu de Montanhas”. As belezas naturais e a riqueza gastronômica e cultural da cidade proporcionam vivências singulares para os turistas e fazem do destino, cercado por um céu de montanhas, uma referência de grande potencial turístico no País.

Com aproximadamente 39 empreendimentos que englobam atrativos culturais e gastronômicos, a rota “Céu de Montanhas” busca disponibilizar uma diversidade de aromas, texturas e sabores típicos da região. A apenas 40 minutos da capital mineira, o caminho passa pelos distritos de Aranha, Casa Branca, Piedade do Paraopeba e Palhano. 

Para potencializar ainda mais as oportunidades de negócios dos produtores locais, o acesso à rota pode ser consultado por meio de um catálogo virtual, que traz informações sobre todas as atividades disponíveis. Com curadoria do designer mineiro Ronaldo Fraga e especialista em turismo de experiência Miriam Rocha, a coletânea digital reúne todas as vivências para conectar os turistas às experiências disponíveis nos mais diversos tipos de empreendimentos da região como pousadas, restaurantes, artes e artesanato, saúde e bem-estar, entre outros.

Sítio Fotossíntese

Entre as opções disponíveis por meio do turismo rural na região estão a visitação ao polo ceramista de Brumadinho para oficina de cerâmica; café no Assentamento Pastorinhas com delícias acompanhadas de muita prosa e histórias de mulheres que compartilham sua bagagem de ancestralidade, territorialidade e produtividade, além de oficina de artes com a artista Lorena Mascarenhas.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Os destaques para os amantes da gastronomia são a Cachaçaria Itinerante, um bistrô de bebidas inusitadas comandado por Marcela Azevedo com imersões sensoriais; a bolaria Sabores do Vale com quitutes únicos preparados por produtoras locais e o restaurante-fazenda Rancho do Peixe, que é uma referência na cidade pelo ambiente rural e acolhedor e por pratos como a truta defumada.

Menu degustação

Antônio Carlos Caldeira Ramos, o Tunico, é um dos idealizadores da iniciativa. Morador e empreendedor em Casa Branca, com a empresa de eventos “Vem pro Ride”, ele destaca que o objetivo é incluir o “Céu de Montanhas” entre os principais roteiros turísticos de Minas e consolidar Brumadinho como uma referência de turismo rural sustentável no Brasil. “Essa iniciativa é mais do que um simples roteiro, é um clube de fortalecimento turístico que abre as portas para uma experiência autêntica e única em Brumadinho. Não se trata apenas de visitar Brumadinho, um dos maiores municípios de Minas Gerais, mas promover a permanência e vivências de ricas experiências da nossa comunidade”, avalia.

O próximo passo, segundo Tunico, é transformar a rota em um guia físico que vai funcionar como um clube de fidelidade, no qual os visitantes consomem na região e recebem pontos que poderão ser trocados por cortesias e descontos exclusivos para outros empreendimentos que também fazem parte do programa.

Mapa Céu de Montanhas

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas