Veja o que abre e fecha em Belo Horizonte no Carnaval

A folia que movimenta Belo Horizonte também traz mudanças na rotina do comércio, serviços e transporte da cidade durante o Carnaval.
Apesar de não se tratar oficialmente de um feriado nacional, o comércio tradicionalmente não abre na segunda e na terça-feira. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a escala dos funcionários varia conforme a demanda de cada loja.
Os lojistas que optarem por abrir seus estabelecimentos poderão operar apenas nos dias permitidos. Confira o cronograma:
- Sábado (1º/3) – Funcionamento normal
- Domingo (2/3) – Funcionamento normal
- Segunda-feira (3/3) – Não haverá expediente
- Terça-feira (4/3) – Não haverá expediente
- Quarta-feira de Cinzas (5/3) – Abertura a partir das 12h
Já a Associação Mineira de Supermercados (Amis) informou que os supermercados de Belo Horizonte estarão abertos durante todo o Carnaval. O funcionamento está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos de Supermercados e Hipermercados no Estado de Minas Gerais (Sindsuper MG) e o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SEC-BHRM).
A segunda-feira (3) tem status de feriado na capital mineira devido ao Dia do Comerciário. No entanto, a CTT autoriza o funcionamento normal das unidades, cabendo à cada empresa decidir seus horários de atendimentos.

Bares e restaurantes poderão funcionar normalmente, especialmente em áreas turísticas, onde o movimento tende a ser maior durante o Carnaval.
Transporte público
O transporte público terá horários reduzidos e itinerários alterados, sendo recomendada a consulta prévia dos usuários.
O Metrô BH, por sua vez, contará com uma operação especial para atender aos foliões, já que a festa deve reunir cerca de 6 milhões de pessoas e 550 blocos cadastrados.

Intervalos entre os trens
Sábado a terça-feira (1º a 4/3): intervalo de 10 minutos entre os trens durante todo o dia.
Quarta-feira (5/3):
- 11h às 13h – Intervalo de 10 minutos.
- 16h30 às 19h – Intervalo de 9 minutos.
- Demais horários: Intervalo de 15 minutos.
Acesso e restrições
Estação Central:
- entrada exclusiva pela Rua Aarão Reis;
- saída exclusivamente pela escadaria da Praça da Estação;
- túnel para a Rua Sapucaí fechado a pedido dos organizadores do evento.
Regras para transporte de objetos:
- objetos não podem ultrapassar dois metros de comprimento;
- carrinhos de bebidas e gelados devem respeitar as dimensões máximas;
- garrafas e recipientes de vidro são proibidos;
- latas serão recolhidas nas estações Central, Eldorado e Vilarinho;
- comércio irregular, lixo nas vias e fumar dentro das estações são proibidos.
Compra de passagens
- Terminais de Autoatendimento (ATMs): permitem compra com cartões de crédito, débito, PIX ou dinheiro.
- Aplicativo Bipay: possibilita a compra antecipada e a consulta da previsão de chegada dos trens.
- Pagamento por aproximação: disponível em cartões de crédito/débito e carteiras digitais.
- Bilheterias: aceitam apenas dinheiro em espécie.
Mais ônibus nas ruas para o Carnaval
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Belo Horizonte (Setra-BH), anunciou a ampliação da oferta de transporte coletivo durante a semana mais intensa do Carnaval de 2025.
No período da folia, 285 linhas que atendem todas as regionais da cidade terão um aumento na operação, totalizando mais de 8,1 mil viagens extras. Em média, serão ofertadas 13 mil viagens diárias para atender a demanda dos foliões.
O reforço também contemplará o serviço noturno, garantindo transporte para aqueles que aproveitam os blocos e festas até mais tarde. Na Quarta-feira de Cinzas, a operação será ainda mais intensa, com 20 mil viagens programadas ao longo do dia.
Além disso, as linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estarão preparadas para absorver o fluxo de passageiros. Toda a operação será monitorada 24 horas pelo Centro Integrado de Operações da Prefeitura (COP-BH), permitindo ajustes em tempo real para atender a demanda.
Para facilitar o embarque, os foliões poderão utilizar o aplicativo BHBus+, disponível para download no Google Play e na Apple Store. A plataforma permite a compra de créditos e recargas, garantindo mais agilidade e segurança no deslocamento pela cidade.
Coleta de lixo
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informou que todos os serviços de limpeza urbana funcionarão normalmente durante o Carnaval, exceto a coleta seletiva porta a porta, que será interrompida de 1º a 5 de março.

Correios
No sábado (1º), as unidades dos Correios que habitualmente funcionam neste dia da semana terão expediente normal.
Os Correios não funcionam aos domingos. Não haverá atendimento na segunda (3) e na terça (4). Quem espera alguma encomenda ou precisa postar uma correspondência terá que esperar a volta do atendimento e das atividades da empresa ao meio-dia da quarta-feira (5).
Os endereços e horários de funcionamento das agências dos Correios podem ser consultados no site da estatal.
Bancos
As agências bancárias de todo o País estarão fechadas na segunda (3) e terça-feira (4), de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Não haverá compensação bancária nesses dias, o que inclui transferências via TED.
Contas de consumo, como água, energia e telefone, e boletos bancários com vencimento durante o feriado poderão ser pagos na Quarta-feira de Cinzas (5), sem cobrança de juros. Já no caso de tributos e impostos, a orientação é antecipar o pagamento para evitar multas.
O atendimento presencial será retomado na quarta-feira (5), a partir das 12h (horário de Brasília). Em cidades onde as agências fecham antes das 15h, o expediente começará mais cedo, garantindo ao menos três horas de atendimento ao público.
Apesar do fechamento das agências, caixas eletrônicos e aplicativos bancários funcionarão normalmente durante o feriado. A Febraban recomenda o uso preferencial dos canais digitais para transferências e pagamentos. O Pix seguirá operando 24 horas por dia, sem interrupções.
INSS
As agências do INSS também estarão fechadas na segunda (3) e terça-feira (4), reabrindo na quarta-feira (5), a partir das 14h, exclusivamente para quem já tiver agendamento prévio no site ou no aplicativo Meu INSS. O atendimento ao público volta ao normal na quinta-feira (6).
Enquanto isso, serviços digitais continuam disponíveis nos canais remotos do instituto:
- Meu INSS (site e aplicativo)
- Assistente virtual Helô
- Central 135, com atendimento eletrônico 24 horas e atendimento humano disponível no sábado, segunda e terça-feira, das 7h às 18h
Entre os serviços on-line disponíveis estão agendamento de perícias médicas, requerimento de aposentadorias, salário-maternidade, cálculo de aposentadoria por idade e tempo de contribuição, entre outros.
O calendário de pagamentos do INSS segue inalterado, pois já foi formulado considerando o período de Carnaval. Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS podem conferir a data em que receberão o pagamento mês a mês em 2025 neste link.
Serviços de saúde
A Prefeitura também divulgou os horários de funcionamento das unidades de saúde durante o período de Carnaval. Enquanto serviços de urgência e emergência operam normalmente 24 horas por dia, outras unidades terão horários especiais.
Os hospitais manterão o atendimento habitual, enquanto os postos de saúde podem ter horários reduzidos, dependendo da localidade.
Atendimento 24h
Permanecem em funcionamento ininterrupto durante o Carnaval:
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Hospital Metropolitano Odilon Behrens;
- Central de Internação;
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
- Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno;
- Centros de Referência em Saúde Mental;
- Laboratórios das UPAs.

Centros de Saúde
Os Centros de Saúde não abrirão no sábado (1º) e domingo (2). Na segunda-feira (3), o funcionamento será das 7h às 17h. Na terça-feira (4), as unidades permanecerão fechadas, retornando ao atendimento na quarta-feira (5) a partir das 13h.
Postos Médicos Avançados (PMAs)
Dois Postos Médicos Avançados funcionarão 24 horas por dia durante o Carnaval, de 19h do dia 28 de fevereiro até 7h do dia 5 de março. São eles:
- PMA Centro de Referência das Juventudes (CRJ) – rua Guaicurus, 50 – Centro;
- PMA Centro-Sul – rua Domingos Vieira, 488 – Santa Efigênia.
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV
A oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV acontecerá de 28 de fevereiro a 4 de março, das 10h às 16h, no CRJ.
Centro de Controle e Laboratórios de Zoonoses
- Fechado no sábado (1º) e domingo (2).
- Funcionamento das 7h às 17h na segunda (3).
- Fechado na terça-feira (4).
- Retorno das atividades na quarta-feira (5), a partir das 13h.
Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais
- Funciona das 8h às 18h no sábado (1º), domingo (2), terça-feira (4) e quarta-feira (5).
- Na segunda-feira (3), o atendimento será das 7h às 17h.
Demais serviços de saúde
As seguintes unidades não funcionarão de sábado (1º) a terça-feira (4), retornando na quarta-feira (5) a partir das 13h:
- Central de Atendimento a Liminares;
- Centros de Esterilização de Cães e Gatos;
- Serviço de Atenção à Saúde do Viajante;
- Centros de Referência à Saúde do Trabalhador;
- Academias da Cidade;
- Centros de Convivência;
- Centros de Especialidades Médicas;
- Centro de Treinamento e Referência;
- Centros de Testagem e Aconselhamento;
- Unidades de Referência Secundária;
- Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem;
- Centro Municipal de Oftalmologia;
- Centros de Reabilitação;
- Centros de Especialidades Odontológicas.
Laboratórios Regionais e Central
- Fechados no sábado (1º) e domingo (2).
- Atendimento das 7h às 17h na segunda-feira (3).
- Fechados na terça-feira (4).
- Reabertura na quarta-feira (5) a partir das 13h.
UAIs
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do governo de Minas Gerais estarão fechadas durante o período de Carnaval. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), as unidades entrarão em recesso a partir de sábado (1º) e retomarão o atendimento na quinta-feira (6).
Apesar da suspensão do atendimento presencial, diversos serviços continuam disponíveis nos canais digitais do governo de Minas, como o aplicativo MG App, os terminais de autoatendimento e os sites dos órgãos responsáveis.
As UAIs realizam atendimentos exclusivamente mediante agendamento prévio, que pode ser feito de forma gratuita pelos canais oficiais. Com isso, os cidadãos podem se programar para acessar os serviços quando o funcionamento for retomado.
Parques Municipais e Zoológico
Parques, Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco terão horários especiais no Carnaval. Veja como será o atendimento nos dias de folia.

Zoológico e Jardim Botânico
- 1º, 2, 4 e 5 de março: aberto
- 3 de março: fechado
- Horário de funcionamento: 8h às 17h (entrada até as 16h)
Aquário do Rio São Francisco
- 1º, 2, 4 e 5 de março: aberto
- 3 de março: fechado
- Horário de funcionamento: 8h30 às 16h30 (entrada até às 16h)
Parques Municipais
Os Parques Municipais estarão abertos, mas com horários diferenciados. Confira abaixo as unidades que estarão disponíveis durante o Carnaval
Abertos de 1º a 5 de março
- Parque Carlos de Faria Tavares
- Parque do Bairro Havaí
- Parque do Conjunto Estrela Dalva
- Parque Jacques Cousteau
- Parque Ecológico Vencesli Firmino da Silva
- Parque Elias Michel Farah
- Parque Ecológico Pedro Machado
- Parque Ecológico e de Lazer do Bairro Caiçara
- Parque Municipal Ursulina de Andrade Melo
- Parque Maria do Socorro Moreira
- Parque da Vila Santa Sofia
- Parque da Vila Pantanal
- Parque Bandeirante Silva Ortiz
- Mirante do Mangabeiras
- Parque Professor Guilherme Lage
- Parque da Matinha
- Parque Municipal Tião dos Santos
- Parque Ecológico Francisco Lins do Rego (Ecológico da Pampulha) – Fechado na quarta-feira (5)

Abertos nos dias 1º, 2, 4 e 5 de março
- Parque Municipal Monsenhor Expedito D’Ávila (Parque Julien Rien)
- Parque Mosteiro Tom Jobim
- Parque Rosinha Cadar
- Parque Mata das Borboletas
- Parque Amílcar Vianna Martins
- Parque Marcus Pereira Mello
- Parque da Serra do Curral
- Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Parque Municipal)
- Parque das Mangabeiras – Maurício Campos
- Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
- Parque Nossa Senhora da Piedade
- Parque Primeiro de Maio
- Parque José Lopes dos Reis
- Parque do Bairro Jardim Leblon
- Parque José Dazinho Pimenta (Cenáculo)
- Parque Ecológico e Cultural Jardim das Nascentes
- Parque Alexander Brandt
- Parque Ecológico Universitário
- Parque Aggeo Pio Sobrinho
- Parque Ecológico Roberto Burle Marx
- Parque Ecológico Renato Azeredo
- Parque Fernão Dias
- Parque Real
- Parque-Escola Jardim Belmonte
- Parque Orlando de Carvalho Silveira
- Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni
- Parque Ismael de Oliveira Fábregas
- Parque Cássia Eller
Parques com acesso permanente
- Área do vertedouro da Barragem Santa Lúcia
- Parque Altamira Costa Nogueira (Ecológico Santo Antônio)
- Parque do Bairro Planalto
- Parque do Confisco
- Parque Dona Clara
- Parque Ecológico do Brejinho
- Parque Ecológico Jardim Vitória
- Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta
- Parque Halley Alves Bessa
- Parque Jornalista Eduardo Couri
- Parque Juscelino Kubitschek
- Parque Linear Avenida José Cândido da Silveira
- Parque Linear do Vale do Arrudas
- Parque Municipal do Bairro Trevo
- Parque do Conjunto Habitacional Lagoa
- Parque Municipal Cerrado
- Parque do Tirol (acesso permitido aos equipamentos de ginástica)
Funcionamento dos shoppings
Leia também: Shoppings de BH e região têm programação especial para as crianças no Carnaval
BH Shopping
- Sábado (1º) e domingo (2): funcionamento normal.
- Segunda (3) e terça-feira (4): lojas e quiosques fechados; praça de alimentação aberta das 10h às 23h; Hipermercado Carrefour das 8h às 22h.
- Quarta-feira de Cinzas (5): lojas e quiosques abrem às 12h; praça de alimentação das 10h às 23h; Hipermercado Carrefour das 8h às 22h.
- Cinemas funcionam conforme programação dos filmes.
DiamondMall
- Sábado (1º): lojas e quiosques das 10h às 22h; praça de alimentação das 10h às 23h; Empório & Padaria Verdemar das 7h às 22h.
- Domingo (2/): lojas e quiosques das 14h às 20h; praça de alimentação das 10h às 22h; Empório & Padaria Verdemar das 7h às 21h.
- Segunda (3) e terça-feira (4): lojas e quiosques fechados; praça de alimentação das 10h às 22h; Empório & Padaria Verdemar das 7h às 21h.
- Quarta-feira de Cinzas (5): lojas e quiosques a partir das 12h; praça de alimentação das 10h às 23h; Empório & Padaria Verdemar das 7h às 22h.
- Cinemas seguem a programação dos filmes em cartaz.
Pátio Savassi
- Sábado (1º) a terça-feira (4): lojas, praça de alimentação e cinema fechados; Empório & Padaria Verdemar das 7h às 22h no sábado e terça, e das 7h às 21h no domingo e segunda.
- Quarta-feira de Cinzas (5): lojas abrem às 12h; praça de alimentação das 10h às 23h; Empório & Padaria Verdemar das 7h às 22h.
- Cinemas funcionam conforme programação.
Minas Shopping
Segunda-Feira (3)
- Lojas e quiosques: Fechados
- Alimentação e lazer: 10h às 22h
- Coco Bambu e Outback: 11h30 às 23h
- Axial: 07h às 18h
- Drogaria Araújo: 9h às 23h
- Droga Raia: 10h às 22h
- Lojas Americanas: 12h às 20h
- Salão Passione: fechado
- Cineart: conforme programação
Terça-Feira (4): shopping fechado, mas operações de delivery estarão funcionando.
Quarta-Feira (5):
- Lojas e Quiosques: 12h às 22h
- Alimentação e Lazer: 12h às 22h
- Coco Bambu e Outback: 11h30 às 23h
- Axial: 07h às 18h
- Araújo: 09h às 23h
- Raia: 10h às 22h
- Americanas: 12h às 20h
- Salão Passione: 12h às 22h
- Cineart: conforme programação
Shopping Del Rey
Sábado (1º)
- Lojas e quiosques: 10h às 22h
- Alimentação: 11h às 23h
Domingo (2)
- Lojas e quiosques: 14h às 20h
- Alimentação: 11h às 22h
Segunda-feira (3)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 22h
Terça-feira (4)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 22h
Quarta-feira (5)
- Lojas e quiosques: 12h às 22h
- Alimentação: 11h às 22h
Shopping Estação
Sábado (1º)
- Lojas e quiosques: 10h às 22h
- Alimentação: 11h às 22h
Domingo (2)
- Lojas e quiosques: 14h às 20h
- Alimentação: 11h às 21h
Segunda-feira (3)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 22h
Terça-feira (4)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 22h
Quarta-feira (5)
- Lojas e quiosques: 12h às 22h
- Alimentação: 11h às 22h
Boulevard Shopping
Sábado (1º)
- Lojas e quiosques: 10h às 22h
- Alimentação: 11h às 22h
- Restaurantes: 11h às 23h
- Carrefour: 8h às 22h
- Drograria Araújo: 9h às 23h
- Droga Raia: 8h às 22h
- Cinema: conforme a programação
Domingo (2)
- Lojas e quiosques: 14h às 20h
- Alimentação: 11h às 21h
- Restaurantes: 11h às 22h
- Carrefour: 8h às 21h
- Drograria Araújo: 9h às 23h
- Droga Raia: 8h às 21h
- Cinema: conforme a programação
Segunda-Feira (3)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 22h
- Restaurantes: 11h às 22h
- Carrefour: 8h às 21h
- Drograria Araújo: 9h às 23h
- Droga Raia: 8h às 21h
- Cinema: conforme a programação
Terça-Feira (4)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 22h
- Restaurantes: 11h às 22h
- Carrefour: 8h às 21h
- Drograria Araújo: 9h às 23h
- Droga Raia: 8h às 21h
- Cinema: conforme a programação
Quarta-Feira (5)
- Lojas e quiosques: 12h às 22h
- Alimentação: 11h às 22h
- Restaurantes: 11h às 22h
- Carrefour: 8h às 22h
- Drograria Araújo: 9h às 23h
- Droga Raia: 8h às 22h
- Cinema: conforme a programação
Shopping Cidade
Sábado (1/03)
- Lojas e quiosques: 9h às 18h
- Alimentação: 11h às 20h
Domingo (2/03)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 20h
Segunda-feira (3/03)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 20h
Terça-feira (4/03)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 20h
Quarta-feira (5/03)
- Lojas e quiosques: 12h às 22h
- Alimentação: 11h às 22h
ViaShopping Barreiro
Sábado (1º)
- Lojas e quiosques: 10h às 22h
- Alimentação: 11h às 23h
Domingo (2)
- Lojas e quiosques – 14h às 20h
- Alimentação – 11h às 22h
Segunda-feira (3)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 22h
Terça-feira (4)
- Lojas e quiosques: fechados
- Alimentação: 11h às 22h
Quarta-feira (5)
- Lojas e quiosques: 12h às 22h
- Alimentação: 11h às 22h
Power Shopping Center Minas
- Sábado (1º): 10h às 22h
- Domingo (2): 10h às 20h
- Segunda-Feira (3): 10h às 22h
- Terça-Feira (4): fechado
- Quarta-Feira (5): 10h às 22h
Ouça a rádio de Minas