Variedades

BH é o segundo destino mais procurado do País para o Carnaval, segundo pesquisa da Buser

Capital mineira fica atrás apenas do Rio de Janeiro e supera destinos tradicionais, aponta pesquisa da Buser
BH é o segundo destino mais procurado do País para o Carnaval, segundo pesquisa da Buser
Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Com seus blocos de rua, blocos caricatos e escolas de samba, o Carnaval de Belo Horizonte está cada vez mais atrativo para foliões de todo o Brasil. Tanto que a cidade se tornou o segundo destino mais procurado no País para o período, conforme pesquisa realizada pela plataforma de mobilidade Buser.

De acordo com o levantamento, mais de 100 mil pessoas devem viajar entre 12 e 18 de fevereiro. Desse total, enquanto a maior parte dos foliões vai para o Rio de Janeiro curtir os desfiles na Marquês de Sapucaí e os blocos de rua, outra grande parcela seguirá para BH. Os percentuais de interesse de cada região não foram divulgados pela empresa.

A capital mineira, inclusive, está à frente de localidades tradicionalmente muito desejadas na época momesca, como Cabo Frio e Guarapari. Abaixo, veja o ranking nacional das cidades mais buscadas para o Carnaval:

  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Belo Horizonte (MG);
  • São Paulo (SP);
  • Cabo Frio (RJ);
  • Vitória (ES);
  • Guarapari (ES);
  • Florianópolis (SC);
  • Arraial do Cabo (RJ);
  • Vila Velha (ES);
  • Campinas (SP).

Foliões reservam passagens com antecedência

Segundo o líder de Planejamento e Precificação da Buser, Kalil Rodrigues, neste ano os foliões estão reservando as passagens antecipadamente, pois a demanda para as capitais do Sudeste está alta.

“O ranking deste ano reflete um desejo claro do brasileiro pelas grandes festas populares, com o Rio de Janeiro e Belo Horizonte isolados na liderança. O que os dados nos mostram de diferente em 2026 é que o viajante não está esperando a semana da folia para decidir. Ele está monitorando os destinos do Top 10 e fechando o pacote com antecedência para garantir o trecho”, diz Rodrigues.

Fretamento colaborativo

A Buser atua com o fretamento colaborativo. Com mais de 13 milhões de clientes cadastrados, a empresa conta com cerca de 300 empresas parceiras, incluindo fretadores e viações que atuam em rodoviárias e usam a plataforma para revenda de viagens em linhas fixas.

Imagem mostra um ônibus de cor rosa, com a marca Buser, em uma estrada
Foto: Divulgação Buser

Na alta temporada, segundo a Buser, a mobitech utiliza mais de 1.000 ônibus. A startup chega a transportar mais de 20 mil passageiros por dia em todo o País.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas