Variedades

CASACOR define ‘Mente e Coração’ como tema de 2026

Evento é a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas
CASACOR define ‘Mente e Coração’ como tema de 2026
Fachada com projeto especial de iluminação da CASACOR Minas 2025 foi um dos sucessos da edição | Foto: Divulgação Jomar Bragança

“Mente e Coração” é a proposta criativa para 2026 da CASACOR, maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O tema, definido pela equipe de curadores após estudo de cenários e tendências, foi apresentado no Sesc Pompeia, em São Paulo, durante o Eixos CASACOR, evento anual que destaca o futuro da arquitetura e do design, apresentando novas perspectivas de mercado para a comunidade de arquitetos e patrocinadores.

Esse evento reuniu representantes de todas as edições que integram a rede CASACOR pelo mundo e contou com a participação da direção da CASACOR Minas, que já definiu a data da 31ª edição. Ela será realizada entre os dias 15 de agosto e 27 de setembro na capital mineira. Por enquanto, o local ainda é segredo.

A proposta criativa para 2026 propõe reflexões e soluções para as principais angústias do ser humano. Com “Mente e Coração”, a próxima temporada de CASACOR vai levar o desafio às marcas e profissionais de trabalhar a casa como espaço de cura e autocuidado, fazendo frente à quantidade excessiva de informações e às angústias trazidas pela inserção da inteligência artificial no dia a dia, concentradas na Síndrome de Fomo, do inglês ”fear of missing out”. E o que é essa síndrome? É o “medo de perder algo” ou “o medo de ficar de fora”, que traz o sentimento de apreensão por não estar a par ou estar perdendo informações, eventos e experiências.

O tema é construído com base na pesquisa anual de macrotendências conduzida pela marca, que aponta para questões contemporâneas sobre o morar. Entre os assuntos identificados, está a relação cada vez mais íntima e necessária do ser humano com os lugares onde habita, um espaço que aceita fragilidades, ao passo que a vida editada das redes sociais só revela melhores momentos.

Legado

Na última edição da CASACOR Minas, realizada entre os meses de agosto e outubro, o Edifício Izabela Hendrix recebeu uma série de melhorias que foram realizadas para o evento e que ficaram como legado para o edifício, que irá abrigar a sede da PUC Minas Lourdes.

Entre as melhorias permanentes deixadas, estão: a restauração dos pisos de madeira; a recuperação da pintura interna; a limpeza e o início do restauro da fachada frontal; o projeto e execução da iluminação da fachada e a recuperação parcial dos jardins. E não foi só. A CASACOR Minas, no ano passado, revitalizou os vãos de portas de todas as salas nos andares ocupados pelo evento e dos pisos de circulação, realizou melhorias em acessibilidade, e a revitalização das muretas externas.

O novo projeto e execução do auditório e o novo projeto de dois conjuntos de banheiros de uso público, por exemplo, permitem que o prédio histórico, que permaneceu fechado por mais de 3 anos, esteja em perfeitas condições de uso.

O “Banheiro: Curvas do Interior, Texturas do Tempo” impressiona. Com projeto assinado por Bruna de Sá e Chico Casarões, o projeto buscou inspiração nas curvas da Serra do Curral e será utilizado pelos frequentadores da universidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas