Casacor chega à 30ª edição com ingressos promocionais; veja as datas

Para refletir sobre o futuro das cidades e das moradias com desdobramentos que impactam diretamente o presente da sociedade a Casacor Minas chega à 30ª edição entre os dias 15 de agosto e 5 de outubro, em Belo Horizonte. A mostra está com pré-venda de ingressos promocionais (clique aqui) até este sábado (2).
Para celebrar a marca, a Casacor será realizada em um edifício inaugurado em 1941 e que possui uma relevância histórica para a capital mineira e para a arquitetura. Trata-se do edifício-sede da PUC Minas Lourdes, localizando na rua da Bahia, 2020, no bairro Lourdes.
Construído originalmente para abrigar o Instituto Metodista Izabela Hendrix, o imóvel é tombado pelos órgãos competentes e integra o Circuito Liberdade.
Novidades desta edição incluem corredores transformados em galeria
O diretor da Casacor, Eduardo Faleiro, afirmou que a edição comemorativa é muito especial pois reflete 30 anos de história em que a mostra apresentou seu compromisso com a economia local, com a cultura do morar, do bem viver e com temas fundamentais como a qualidade de vida, o design, as artes e a arquitetura.
“Entre as novidades desta edição, vamos transformar os generosos corredores do prédio – com mais de 50 metros de comprimento e 3 metros de largura – em verdadeiras galerias de arte com exposições e intervenções de design gráfico. Teremos mais de 45 espaços decorados e uma linda área de jardins, que convida o público à permanência, ao encontro, à realização de eventos e à contemplação de todo o contexto urbano e histórico que envolve essa edição tão marcante da mostra”, disse.
Casacor 2025 terá grandes nomes
A 30ª edição da Casacor Minas vai apresentar ambientes assinados por experientes profissionais do Estado, como:
- Alexandre Rousset,
- Ana Bahia,
- Ana Paula Paolinelli,
- Beth Nejm,
- Cris Capanema,
- Dunia Zaidan,
- Flávia Roscoe,
- Graziella Nicolai,
- Gislene Lopes,
- Janaina Araújo,
- Joana Hardy,
- Manuela Senna,
- Sérgio Vianna,
- Paulo Campos,
- Pedro Lázaro,
- Mario Caetano,
- Sarah Floresta, entre outros.
Junto aos veteranos, soma-se uma série de estreantes, o que, segundo a mostra, reafirma o compromisso da Casacor em revelar novos talentos ao mercado. Entre eles, estão:
- Ana Luiza Almeida,
- Bruna de Sá,
- Camila Medrado,
- Carolina Galantine,
- Chico Casarões,
- David Jabel,
- Djalma Ugoline,
- Izabella Stambassi,
- Josy Chaves,
- Larissa Mendes,
- Letícia Lopes e Marcela Castro Alves
- Mariana Queiroz,
- Patrícia Naves,
- Rafaela Mertens Rennó
- e Silvana Mertens Rennó.
Edifício de 1941 será sede do evento
O edifício foi projetado em 1938 pelo arquiteto italiano Raffaello Berti, autor de mais de 200 obras na cidade, incluindo algumas edificações importantes, como a sede da Prefeitura de Belo Horizonte, do Minas Tênis Clube, da Santa Casa de BH, dos Correios, entre outras.
O prédio, que também foi a sede da faculdade de arquitetura e urbanismo do Instituto Metodista Izabela Hendrix, foi adquirido no final de 2023 pela PUC Minas. Atualmente, ele abriga os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Jogos Digitais, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da PUC.
Prédio de Berti tem influências modernistas
No projeto de Berti, arquiteto responsável pelo prédio, é possível perceber uma influência discreta de traços modernistas, com predominância do estilo Art Decó. A construção se destaca pela precisão das formas e também por ter incluído algumas experimentações estéticas na época, como as janelas altas e estreitas, que formam um desenho bastante característico de sua fachada.
Além disso, a planta é simétrica e funcional e a circulação conduz a um pátio externo de onde é possível contemplar a edificação. A fachada em pó de pedra, outra característica bastante marcante da época, é também uma assinatura do arquiteto, presente em outros projetos assinados por ele.
- Leia mais: Bairro Luxemburgo tem os imóveis residenciais mais caros de BH, com metro quadrado a R$ 8,9 mil
Casacor já ocupou diversos locais da cidade
Criada com o objetivo de apresentar e promover o trabalho desenvolvido por arquitetos, designers e paisagistas do Estado, a Casacor Minas se consolidou ao longo de sua trajetória como o mais longevo e importante evento do segmento, atraindo a atenção do público e do mercado. Com o passar dos anos, a mostra ficou cada vez mais robusta, incorporando novidades e tornando-se assim a principal referência do segmento para profissionais, lojistas, fabricantes e público.
Ao longo de sua trajetória, a Casacor vem ocupando diversos endereços pela cidade, contribuindo para despertar novos olhares e reflexões acerca das edificações e do papel fundamental da arquitetura, do design e da arte na vida das pessoas.
“Dessa forma, estamos contando um pouco da história da nossa cidade, além de evidenciar o trabalho de uma série de profissionais criativos e das empresas do segmento”, destacou a diretora da mostra, Juliana Grillo.
O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2025 chega à sua 30ª edição em Minas Gerais.
Além disso, está em 17 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins, e mais quatro internacionais: Miami, Bolívia, Paraguai e Peru.
Ouça a rádio de Minas