Variedades

Cine Parque tem cinema gratuito e ao ar livre em BH até 3 de agosto

Evento tem uma curadoria voltada para questões ambientais e classificação livre
Cine Parque tem cinema gratuito e ao ar livre em BH até 3 de agosto
Até 3 de agosto, 13 parques da capital mineira recebem programação especial de cinema | Foto: Divulgação / Artefoto/ Bruna Cris

Belo Horizonte será palco de uma programação especial que une cultura e meio ambiente até o dia 3 de agosto. É o Cine Parque, ação gratuita que vai levar sessões de cinema ao ar livre para 13 parques da capital mineira, com exibições de filmes. Em alguns parques, haverá também circo e DJs, pipoca, refresco. O Cine Parque apresenta sessões diurnas, que têm classificação livre, e também noturnas.

A abertura do projeto foi na quinta-feira (10) no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro da cidade. A primeira sessão foi das 18h30 às 20h30, com a exibição de três produções nacionais: “O Relógio do Juízo Final”, “Saneamento Básico” e “Ilha das Flores”. As primeiras edições do Cine Parque também vão passar pela Vila Pinho, Burle Marx e Parque Ecológico da Pampulha, dentre outros espaços. Esses filmes são classificação 12 anos.

Com curadoria voltada para questões ambientais e classificação livre, o Cine Parque é uma das ações do Cine Teatro Popular e tem produção do Coletivo Noite de Cinema. O objetivo é ocupar espaços públicos com arte e cuidado, convidando a população a redescobrir os parques como lugares de lazer, cultura e saúde.

Segundo o coordenador do Coletivo Noite de Cinema, Oderval Junior, o projeto nasceu de uma inquietação cotidiana. “Foi de uma conversa simples entre amigos, dentro do coletivo, que surgiu a pergunta: ‘E se a gente ocupasse os parques da cidade?’ Daí veio o desejo de transformar esses espaços em palcos de encontros, de cultura e de consciência ambiental. E vamos aproveitar o Dia do Parque para celebrar a data. O Cine Parque é sobre estar presente, ver filmes sob as árvores, e lembrar que a natureza também nos educa e inspira”, afirma.

Mais do que uma mostra de cinema, o Cine Parque propõe uma ressignificação do uso dos espaços urbanos. Em tempos de mudanças climáticas e crescente distanciamento das áreas verdes, o projeto se apresenta como um convite à convivência consciente, à imaginação coletiva e à valorização do que temos de mais essencial: a vida em harmonia com o planeta.

A programação completa e os parques participantes serão divulgados no perfil do Instagram do Coletivo Noite de Cinema: @noitedecinema. Todas as sessões são gratuitas, abertas ao público e classificação livre. O projeto é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) Descentra e Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) Modalidade Incentivo Fiscal com patrocínio do grupo Orizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas