Circuito Liberdade incorpora 21 novas instituições; veja lista
O Circuito Liberdade vai absorver 21 novas instituições, entre elas o restaurante Café com Letras, o complexo do Mercado Novo e o Sesc Palladium. A novidade foi anunciada, nesta quarta-feira (5), pela Secretária de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS).
Agora o complexo cultural contará com 50 integrantes e vai abranger uma maior diversidade de serviços, como gastronomia e economia criativa.
Veja quais são os novos integrantes do Circuito Liberdade
- Café com Letras
- Casa Gamela Criativa
- Casa Rosada Gasmig Minas
- Casa Una
- Centro de Memória da Faculdade Ciências Médicas
- Clube de Jazz
- Colégio Arnaldo
- Delegacia de Eventos e de Proteção ao Turista (Casa Amarela)
- Elena – Escola Livre de Estudos da Narração Artística
- ESMU – Escola de Música UEMG
- Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
- Memória do Judiciário Mineiro
- Mercado Novo
- Mitre Galeria
- Museu da Força Expedicionária Brasileira
- P7 Criativo
- Plataforma Verbo Gentileza
- PUC Minas Lourdes
- SESC Mercado das Flores
- SESC Palladium
- Teatro da Cidade
Para o presidente da FCS e coordenador-geral do Circuito Liberdade, Sérgio Rodrigo Reis, a expansão é uma forma de construir um ecossistema cultural mais robusto dentro do perímetro da avenida do Contorno. “Queremos que a rede seja sinônimo da experiência cultural dos belo-horizontinos e de quem visita nossa cidade, e essa tarefa vem se realizando a passos largos, concretizados agora na cerimônia de boas-vindas aos novos integrantes”, afirma.
Com os novos integrantes, o complexo cultural se tornou o maior da América Latina e a previsão é de que outras instituições também se integrem ao ecossistema no futuro. O coordenador-executivo do Circuito Liberdade, Lucas Amorim, apresentou os critérios de adesão para que outros interessados possam se integrar ao Circuito Liberdade.
“Conduzimos um processo de escuta e articulação com os espaços pioneiros, que resultou na consolidação do Regimento Interno e nos deu base para buscar espaços alinhados à proposta do Circuito Liberdade: conectar arte, cultura, criatividade e desenvolvimento. Com critérios claros e transparentes, e uma gestão documental permanente, queremos que mais espaços e empreendimentos criativos se integrem”, comenta Amorim.
Recorde de público
Em expansão contínua, o complexo registrou, no primeiro semestre de 2025, a presença de mais de 3,7 milhões de pessoas em suas atividades — um aumento de cerca de 70% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento que pode ser justificado pela grande oferta de atividades culturais pelos espaços integrantes, que chegou a mais de 17 mil atrações de janeiro a setembro deste ano.
Mesmo assim, até o fim do ano, a previsão é que esse número cresça, já que estão agendados novos eventos, como a terceira edição da Jornada de Educação em Museus e o Natal da Mineiridade.
Ouça a rádio de Minas